Diário Logo

Notizia Logo

Mogi terá uma representante no Programa Merendeiras do Brasil

Pela primeira vez, Mogi das Cruzes terá uma representante no Programa Merendeiras do Brasil, programa de televisão realizado pelo Governo Federal que escolherá a melhor merendeira do Brasil. Ela também representará o Estado de São Paulo. A escolhida e mais indicada pelos profissionais da rede municipal foi Geralda de Oliveira Leite Silvano, Auxiliar de Desenvolvimento […]

21 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

Pela primeira vez, Mogi das Cruzes terá uma representante no Programa Merendeiras do Brasil, programa de televisão realizado pelo Governo Federal que escolherá a melhor merendeira do Brasil. Ela também representará o Estado de São Paulo. A escolhida e mais indicada pelos profissionais da rede municipal foi Geralda de Oliveira Leite Silvano, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE) da EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó.

Mogi foi convidada a participar da competição devido ao seu destaque no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A cidade investiu 46,6% no programa, superando os 30% determinados na legislação. “É uma honra participar deste programa. Mogi está no cinturão verde de São Paulo e representa o Estado, o que mostra a qualidade do nosso alimento e da nossa merenda escolar com profissionais bastante capacitados. Outro ponto importante é o investimento que temos feito na agricultura familiar, oferecendo uma alimentação saudável  para nossos alunos”, disse o prefeito Caio Cunha. 

Geralda foi a mais indicada pelos profissionais das cozinhas das escolas municipais e creches subvencionadas e foi escolhida dentre as cinco mais indicadas pela rede municipal de ensino. “A Geralda, tia Gê, representa todas as nossas cozinheiras nesse lugar de amor que  é a própria escola. Parabenizo a toda a equipe da escola e as famílias e às nossas profissionais que participaram dessa escolha, que representa tão bem a nossa rede municipal”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. Os critérios para a escolha foram assiduidade, urbanidade, bom relacionamento, trabalho em equipe, formação na área e conhecimentos técnicos.

A notícia da escolha foi bastante comemorada pela equipe da escola, que já organizou torcida pela profissional. Para a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, este é um reconhecimento para os profissionais. “É um movimento importante de valorização dessa categoria que merece nosso carinho e respeito e tem um potencial enorme. Estes profissionais proporcionam para nossas crianças uma alimentação de qualidade em forma de afeto”, disse.

Geralda tem 16 anos de trabalho na Secretaria de Educação, destes 15 dedicados à EM Florisa. “Aqui é minha segunda casa, minha família. É a realização de um sonho. Poder fazer comida para as crianças hoje é gratificante demais, não tem o que falar, é gratidão. Eu gosto de estar aqui e gosto de estar com as crianças. Eu acho que as pessoas ficam felizes quando comem, não alimenta só o ego, alimenta as lembranças”, disse a profissional, que representará a cidade e o Estado de São Paulo.

A profissional será acompanhada pela nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar Bruna Mariana Braga. As gravações serão em Brasília (DF) durante três dias e também em São Paulo. Serão aproximadamente 8 episódios de 45 minutos com transmissão em TV aberta. No programa, merendeiras (os) de todo o Brasil participarão de desafios propostos pelo júri do programa, provas eliminatórias e no último episódio, entre três finalistas será eleito o vencedor.

Veja Também