Evento que acontecerá em diversas cidades reafirma importante da reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
O Projeto Mistura, mantido por voluntários em Mogi das Cruzes, distribui alimento a famílias mogianas e vai participar do ato que marca a reativação do Consea nesta segunda-feira (27) (Divulgação/Projeto Mistura)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Evento que acontecerá em diversas cidades reafirma importante da reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
O Projeto Mistura, mantido por voluntários em Mogi das Cruzes, distribui alimento a famílias mogianas e vai participar do ato que marca a reativação do Consea nesta segunda-feira (27) (Divulgação/Projeto Mistura)
Pela primeira vez, Mogi das Cruzes integra uma ação importante pelo direito à alimentação adequada e saudável para toda a população. Por meio do Projeto Mistura, a cidade será uma das participantes do Banquetaço 2023, marcado para esta segunda-feira (27) em comemoração ao retorno do Consea, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Em diversas cidades brasileiras, ações vão celebrar a volta do Consea que desenvolve políticas públicas para promover a segurança alimentar (Divulgação/Projeto Mistura)
Extinto em 2019, o Consea sempre foi um importante meio de formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional no Brasil. “A extinção do conselho, juntamente com o desmonte de outras políticas públicas de acesso à alimentação em quantidade e qualidade adequadas, representou uma grande perda para o país, que pouco tempo depois voltou ao mapa da fome”, lembra um dos fundadores do Projeto Mistura, Matheus Arouca.
Para comemorar a volta do Consea, o coletivo Banquetaço reuniu lideranças de movimentos em prol da alimentação para incentivar as ações desta segunda-feira, que devem acontecer em pelo menos 40 municípios. “É muito significativo que Mogi das Cruzes também se mobilize para alertar sobre tudo o que envolve o acesso à comida: da questão ambiental e agrícola, passando por toda engrenagem econômica e social que leva a comida à mesa dos brasileiros”, diz ele, que também é membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.
Para promover o Banquetaço 2023 em Mogi das Cruzes, o Projeto Mistura se uniu a outras entidades, apoiadores e voluntários na promoção de ações em defesa da boa alimentação.
A previsão é de que sejam distribuídas cerca de 300 refeições em frente ao Cursinho Popular Maio de 68, localizado na rua Paulo Frontin, 365, após 10h30.
O cardápio é composto por um prato bem tradicional da cidade: afogado, arroz e salada de folhas.
As marmitas serão servidas em um banquete público com intervenções artísticas, feira agrícola e outras atividades para dar visibilidade ao debate relativo às políticas alimentares da região.
“O movimento nacional tem como slogan ‘O Consea voltou! Um Prato Cheio de Justiça Social’. Já regionalmente a provocação é ‘Qual é a fome da sua cidade?’. Tudo isso para que a questão da segurança alimentar e nutricional volte ao debate de forma sólida e resolutiva para que todos tenham comida suficiente na mesa, todos os dias”, finaliza Arouca.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .