Diário Logo

Notizia Logo

Mogi tem nova Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança

Mogi das Cruzes conta agora com a nova Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. O equipamento reúne estruturas para monitoramento e controle do trânsito e do transporte coletivo, além de dar apoio à segurança pública, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está […]

8 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes conta agora com a nova Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. O equipamento reúne estruturas para monitoramento e controle do trânsito e do transporte coletivo, além de dar apoio à segurança pública, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta.

A nova Central de Monitoramento fica na estrutura da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, e também está interligada com o trabalho desenvolvido pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que continua operando normalmente.

“Esta é uma das primeiras entregas significativas nas áreas de Mobilidade Urbana e Segurança. Os equipamentos que estão instalados na nova Central de Monitoramento são os mais modernos do Brasil. A gente teve muito cuidado para escolher a tecnologia a ser implantada para ela não se tornar defasada e para trazer o melhor serviço para a nossa população”, destacou o prefeito Caio Cunha, lembrando que a administração municipal planeja outros investimentos em tecnologia para a segurança da cidade.

Cunha explicou também que o sistema é inteligente e realiza automaticamente a leitura das placas, por meio dos equipamentos de fiscalização eletrônica, identificando, por exemplo, veículos com pendências cadastradas como roubo, furto ou participação em crimes. Além disso, ele também verifica a circulação de veículos em atitude suspeita. Em todos os casos, é emitido alerta à Central de Monitoramento e comunicado a órgãos de segurança, como as Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.

“A Central também está ligada a câmeras de monitoramento que possuem capacidade de zoom de quase três quilômetros. Além disso, como todos os ônibus do transporte coletivo possuem GPS, é possível fazer o controle detalhado da circulação, o cumprimento do horário, se ele está no trânsito e se está quebrado. O mesmo acontece com os caminhões da coleta de lixo. É possível identificar se passou no horário e no local correto, com todos os detalhes”, disse.

 A Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança conta com monitores que receberão imagens de 30 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, que poderão ser usadas para o acompanhamento em tempo real do trânsito, agilizando ações para melhoria da fluidez da circulação de veículos e atendimentos a acidentes.
“Este é mais um passo para tornar Mogi das Cruzes uma cidade inteligente, trazendo modernidade e eficiência para a mobilidade urbana da cidade em todos os seus aspectos de trânsito e transporte coletivo, além de serviços de fiscalização e segurança”, afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

A Central também abriga o sistema que recebe as informações da tecnologia para a leitura de placas de veículos, que está presente nos pontos de fiscalização eletrônica. 

“Hoje, a Prefeitura reinicia o funcionamento do Sistema Detecta na cidade. Temos uma barreira digital identificando todos os veículos que passam por estes pontos, que estão espalhados em todas as regiões da cidade e com contato direto com a Guarda Municipal e a Polícia. É um investimento muito importante para oferecer mais segurança à população”, disse o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

A Central de Mobilidade e Segurança também receberá informações sobre o serviço de transporte coletivo, sobre o funcionamento da Zona Azul e possibilitará o cruzamento de dados de acidentes de trânsito. O sistema também possui estrutura para o controle remoto dos semáforos da cidade. O serviço está em planejamento pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com a modernização do sistema semafórico da cidade.

Dentro do contrato com a empresa responsável pela instalação da Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança, os agentes municipais de trânsito também passam a contar com palmtops. O equipamento dá mais modernidade, agilidade e eficiência ao serviço e também permite que a Secretaria de Mobilidade Urbana tenha acesso aos agentes.

A implantação da Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança faz parte dos investimentos na modernização da mobilidade urbana no município e está dentro do contrato que prevê também a fiscalização eletrônica de trânsito, implantação de painéis para alertas e mensagens para os motoristas (2 painéis fixos e 2 painéis móveis), tecnologia para o transporte coletivo e soluções de inteligência viária.

Veja Também