Diário Logo

Notizia Logo

Mogi registra aumento de pacientes com sintomas gripais

A temperatura atípica para esta época do ano, com a mínima de 9º e máxima de 20º na maioria dos dias na última semana, eleva a procura por atendimento de pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde de Mogi das Cruzes. A tendência é observada em vários pontos do país, onde os novos casos […]

8 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

A temperatura atípica para esta época do ano, com a mínima de 9º e máxima de 20º na maioria dos dias na última semana, eleva a procura por atendimento de pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde de Mogi das Cruzes. A tendência é observada em vários pontos do país, onde os novos casos de Covid-19 também voltaram a crescer.

Segundo a Secretaria de Saúde de Mogi, houve um pequeno aumento de pessoas com sintomas de gripe registrado nas unidades da rede municipal, na última semana, causado, principalmente, pelas mudanças climáticas. 

Ainda de acordo com a pasta, a faixa etária destes pacientes é entre 40 e 49 anos. Já o movimento Pró-Criança, no Mogilar, afirma a secretaria, segue dentro da normalidade até o momento, com média diária de 200 a 250 crianças atendidas no local que mudará de endereço em breve. “As obras para construção da futura unidade estão em fase final para instalações”, informou em nota encaminhada a O Diário nesta terça-feira (08).

As recomendações para prevenção contra a gripe e as orientações pessoas com sintomas da doença são: uso de máscara, lavagem das mãos e evitar aglomerações.

Covid 

Mogi registrou aumento de 5 para 184 casos de uma semana para outra (nos períodos entre 17 a 23 de outubro e 24 a 30 do mesmo mês). Questionada sobre os motivos para este aumento, a secretaria explicou que o sistema E-SUS permaneceu inoperante por quase um mês. “A soma de 184 casos ocorreu principalmente por informações represadas, sendo que a maior parte dos casos ocorreu nos meses de janeiro a junho”, detalhou a pasta, em nota enviada a este jornal.

 Ainda de acordo com a secretaria, do dia 15 de outubro até esta segunda-feira (07) foram registrados 43 novos casos. “Mas vale ressaltar que o município depende das atualizações de dados lançados no sistema e-SUS, que sofre oscilações constantes e está sujeito a mudanças diárias”, completa a nota.

 

Veja Também