Lideranças, representantes movimentos negros e populares se reuniram na Praça Zumbi dos Palmares e no Largo da Feira de Braz Cubas, para comemorar a data; este é o primeiro ano em que o dia é oficializado como feriado na cidade.
Participantes fazem uma roda de dança durante atividades para comemorar dia da Consciência Negra, na Praça Zumbi dos Palmares, em Braz Cubas (Divulgação)
Lideranças, políticos e representantes de movimentos em Mogi das Cruzes se reuniram nesta segunda-feira (2), na Praça Zumbi dos Palmares, em Braz Cubas, para promover um ato em comemoração o Dia da Consciência Negra. Este é o primeiro ano em que a data é oficializada como feriado na cidade.
No local aconteceram diversas manifestações a respeito da data e discursos em combate ao racismo. Entre as participantes estava a professora mogiana aposentada, Maristela Fernandes, que se manifestou contra o racismo. Ele fez uma denúncia contra um ato racista e registrou boletim de ocorrência contra a Loja Pernambucanas do centro da cidade por ter passado por um constrangimento enquanto ela escolhia roupas na unidade da região central de Mogi das Cruzes.
Professora aposentada que denunciou racismo em loja de Mogi falou sobre necessidade de combater a prática (Divulgação)
A vereadora Inês Paz (PSOL) e o vereador Iduigues Martins (PT), apresentaram a moção de repúdio elaborada por eles e aprovada pela Câmara de Mogi, contra o ato racista sofrido pela professora. O vereador Edson Alexandre Pereira - Edinho do Salão (MDB), autor do projeto de lei que regumentou o feriado da Consciência Negra em Mogi, também esteve no local.
Lideranças, representantes de movimentos negros e políticos da cidade participam de ato público na Praça Zumbi dos Palmares, em Mogi, no dia da Consciência Negra (Divulgação)
Na praça Zumbi aconteceram culturais e apresentações de grupos folclóricos de congada, shows de samba e músicas de origem africana, dança, capoeira, profissionais fazendo tranças nos cabelos de participantes do evento, grupo da linha de bordado e outros.
As atividades na praça Zumbi dos Palmares começaram às 10h e seguiu até às 14h. O ato foi organizado com a participação de vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Após as 14hs, todos seguiram para o Largo da Feira de Braz Cubas, a partir das 14 horas.
Largo da Feira
No Largo da Feira de Braz Cubas a programação acontece durante toda a tarde. No local foi montada uma feira de artes, artesanato e gastronomia de influência afro. O público também assiste a apresentações de capoeira e maculelê, desfile de tranças nagô; apresentação de rap, entre outras atividades promovidas em homenagem a data.
A programação faz parte do Festival Culturas Pretas, promovido pela Prefeitura de Mogi, com atividades que se iniciaram no dia 15 e vão até quarta-feira (22).
Promoção da Igualdade
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, também promoverá, no dia 27 de novembro, das 13h às 16h30, no Largo da Feira de Jundiapeba, o primeiro evento da campanha "21 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência contra a Mulher e contra o Racismo".
A principal atração da data será o sarau Raízes da Negritude: Celebrando a Consciência Afro.
A campanha seguirá no dia 5 de dezembro, com ações na Praça Francisco Urbano e no Centro de referência em Assistência Social (Creas) de Braz Cubas.
A programação elaborada para comemorar a Consciência Negra, segundo a Prefeitura, tem como objetivo de destacar a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural de Mogi das Cruzes e do Brasil, ao buscar ampliar a consciência das pessoas a respeito das nossas raízes históricas afrodescendentes.
É importante relembrar as lutas históricas dos movimentos negros pelo fim da escravidão e da opressão e as lutas contemporâneas pelo fim do preconceito étnico-racial e da desigualdade social.
As ações visam estimular a valorização da diversidade étnico-racial presente na cidade e combater todas as formas de racismo, além de ampliar o conhecimento e a valorização das tradições, crenças, alimentos, receitas, vestuário, artes e outras expressões culturais de origem ou influência africana.
Serviço
Todas as ações têm entrada gratuita. Programação sujeita a alterações)
27/11 - 13h às 16h30 - Campanha 21 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência contra a Mulher e contra o Racismo, com o sarau Raízes da Negritude: Celebrando a Consciência Afro | Largo da Feira de Jundiapeba
5/12 - 9h - Campanha 21 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência contra a Mulher e contra o Racismo | Caminhada | Praça Francisco Urbano - Braz Cubas
5/12 - 14h - Campanha 21 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência contra a Mulher e contra o Racismo | Roda de conversa sobre racismo | Creas Braz Cubas (Rua Isidoro Boucault, 106 - Braz Cubas)
6/12 - 13h30 - Roda de conversa “Campanha do Laço Branco”, para homens | Cras da Vila Nova União (Avenida Aurora Ariza Meloni, 1.175 - Vila Nova União)
Festival Culturas Pretas
20/11 - 10h - Ato organizado pela Câmara | Praça Zumbi dos Palmares (Av. Henrique Péres - Vila Bernadotti)
20/11 - 14h às 19h - Largo da Feira de Braz Cubas (R. Guttermann - Braz Cubas)
14h às 19h - Feira de artes, artesanato e gastronomia de influência afro
14h - Apresentações de capoeira e maculelê, com o Grupo Herança Cultural
15h - Desfile de tranças nagô
16h - Apresentação de rap, com o Grupo Fissão Nuclear
17h - Rutilante: Desfile de moda afro
18h - Apresentação de samba, com o grupo Samba do Chefe
15h às 18h | Durante o intervalo das atrações, serão realizadas intervenções com o DJ Cadu e apresentações de break, com o Instituto Bust a Move
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .