MENU
BUSCAR
AMPLIA IMUNIZAÇÃO

Mogi quer duplicar a capacidade de vacinar contra a Covid

Medida em estudo pela Secretaria Municipal pretende atender os novos grupos contemplados com a antecipação do calendário de imunização

Eliane JoséPublicado em 14/06/2021 às 17:37Atualizado há 1 mês
Divulgação - Anderson Prado
Divulgação - Anderson Prado

A Secretaria Muncipal de Saúde pretende duplicar a capacidade instalada para a vacinação contra a Covid-19, estimada em 2,5 mil doses aplicadas diariamente. Um estudo está sendo realizado para ampliar o atendimento e acelerar a fila de espera pelo imunizante, considerado fundamental para controlar o contágio do coronavírus e reduzir os quadros graves e os óbitos pela doença.

A partir desta terça-feira, Mogi muda o horário de funcionamento de unidades de saúde que passarão a funcionar até 19 horas, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 8 às 16 horas (veja reportagem publicada por O Diário). Os drive thrus para vacinação deverão permanecer abertor até 23 horas na quinta-feira (17). Outras novidades deverão ser divulgadas.

De acordo com a Prefeitura, como o Governo do Estado tem enviado novos lotes da vacina periodicamente para o cumprimento do cronograma anunciado, será necessário intensificar os meios de de atendimento.

Além dos postos, a cidade também conta com os três drive thru, montados no Mogilar, Porteira Preta (instalações do Centro Esportivo do Bunkyo) e em Jundiapeba.

Ao lado dessas medidas, há um outro facilitador, os novos grupos a serem atendidos não exigem, no ato da vacinação, a apresentação de diferentes comprovantes (documentos pessoais continuarão, óbvio, sendo necessários)

"Na fase direcionada aos portadores de comorbidades, o atendimento é mais complexo e, portanto, mais demorado porque envolve  a verificação de documentos, o que modifica a capacidade operacional", explica a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota.

As pessoas acima de 50 e até 59 anos começarão a ser agendadas a partir de quarta-feira, no Clique Vacina, em um horário que ainda deverá ser divulgado pela Prefeitura.

As mudanças para a antecipação dos grupos prioritários são, basicamente, a reserva do horário da manhã, para o calendário fixo de vacinação e a vacina da gripe, e, à tarde, até 19 horas, a exclusividade para a vacina contra a Covid-19.

ÚLTIMAS DE Cidades