Diário Logo

Notizia Logo

Mogi promove parceria para o atendimento a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Mogi informa que  as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) , da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciaram nesta semana uma parceria com equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-AD, da Secretaria Municipal de Saúde, para acessar pessoas em situação de rua que fazem uso problemático […]

11 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Mogi informa que  as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) , da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciaram nesta semana uma parceria com equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-AD, da Secretaria Municipal de Saúde, para acessar pessoas em situação de rua que fazem uso problemático de substâncias psicoativas, álcool ou outras drogas. 

O objetivo é identificar indivíduos que se encontram nesta situação, levantar informações sobre o histórico de cada um, apresentar os serviços disponibilizados pelo município e ofertar o tratamento realizado pelo CAPS, bem como o encaminhamento para unidades de acolhimento institucional, mantidos pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com organizações da sociedade civil conveniadas.

Vale reforçar que a proposta de saída das ruas e os encaminhamentos realizados são construídos voluntariamente com as pessoas que estão nesta condição. Isto é, eles não têm e nem podem ter caráter coercitivo. A adesão a qualquer uma das ofertas feitas depende diretamente da pessoa que se encontra na situação de risco. 

As ações conjuntas para a abordagem e atendimento tiveram início na última quarta-feira (08/03) e devem ocorrer de forma contínua nos locais onde há maior incidência de pessoas em situação de rua com uso abusivo de SPA. As equipes atuam a partir de um levantamento prévio dos pontos com maior circulação de pessoas com essas características e também atendem a partir de denúncias, no telefone (11) 97096-0923 (WhatsApp).

A parceria é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, com o intuito de atender com mais assertividade o público-alvo da ação. Paralelamente, o município se vinculou ao programa Recomeço, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que visa a prevenção ao uso indevido de drogas, o controle e a requalificação das cenas de uso degradadas em virtude do uso de substâncias psicoativas, apoio socioassistencial e ao tratamento médico a pessoas com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.

O serviço de abordagem social é realizado diariamente pelas equipes da Secretaria de Assistência Social. O objetivo é ofertar ferramentas e condições que permitam às pessoas superar a situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo qualidade de vida, garantia de direitos e autonomia.

Outras informações sobre o Serviço Especializado de Abordagem Social e atendimento à população de rua da cidade podem ser obtidas pelos telefones 4796-3862 ou 4790-1244.

Veja Também