Começou a tramitar, nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal, projeto de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB) que institui o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson- Tulipa Vermelha, em Mogi das Cruzes. 

A ideia é que, anualmente, em abril, a Prefeitura e sociedade civil organizada promovam campanhas discutindo e orientando sobre o Parkinson, além de qualificação dos profissionais da saúde e de ações e estudos de tratamento da doença que é degenerativa.  

“São muitas as pessoas acometidas pelo Parkinson em nossa cidade e em todo País. E, neste período de pandemia, é ainda pior. Há uma dificuldade muito grande para quem tem a doença de realizar o tratamento”, afirma Fernanda Moreno. A parlamentar conta que, para a propositura, utilizou como base  o  "Movimento Vibrar com Parkinson", idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Lanze -  jovem que foi diagnosticada com Parkinson aos 36 anos de idade. 

O “Movimento Vibrar com Parkinson”  teve início em julho de 2014 e contou inclusive com o apoio da modelo Daniella Cicarelli. “Muitas cidades do Estado já criaram leis oficializando Abril como Mês Tulipa Vermelha. Acredito que seja importante termos essa lei também em Mogi para oferecermos uma rede de apoio local”, finaliza Fernanda Moreno.