Diário Logo

Notizia Logo

Mogi: Novo Pró Mulher abre nesta quinta-feira em Braz Cubas

Começa a operar nesta quinta-feira (9) o ‘Novo Pró-Mulher’, de endereço novo – no distrito de Braz Cubas – e diversas mudanças na estrutura do atendimento. Anteriormente instalado no Mogilar, em prédio ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento terá serviços inéditos, enquanto outros procedimentos deixam de ser realizados e migram para […]

8 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

Começa a operar nesta quinta-feira (9) o ‘Novo Pró-Mulher’, de endereço novo – no distrito de Braz Cubas – e diversas mudanças na estrutura do atendimento. Anteriormente instalado no Mogilar, em prédio ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento terá serviços inéditos, enquanto outros procedimentos deixam de ser realizados e migram para outras localizações. 

Segundo informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes para O Diário, uma média de 2.100 pessoas eram atendidas todos os meses no antigo equipamento. Já o novo tem, até o momento, 500 agendamentos foram realizados.

O ‘Pró-Mulher’ estará localizado na rua Rua Francisco Affonso de Melo, 550  e integrará o complexo de saúde, ao lado das futuras instalações da Maternidade Municipal, UnicaFisio e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

Para garantir o acesso, segundo a Prefeitura, o plano é  expandir quatro linhas de ônibus que partem do Terminal Central para atender o Complexo. A chamada Linha Saúde.

Entre os principais benefícios do serviço, segundo a gestão municipal, estão a melhor estrutura para atendimento, utilizando o andar térreo do prédio da futura Maternidade Municipal, e a integração com outras unidades de Saúde.

O foco exclusivo será na saúde da mulher, com o remanejamento de serviços que atendiam no antigo prédio, mas que não tinham a ver com saúde feminina.

Além disso, serviços serão disponibilizados, como práticas integrativas e complementares, saúde mental da mulher por meio de conversa e dermatologia especializada na prevenção ao câncer de pele. 

E antigos serviços estão sendo descentralizados para facilidade de acesso. É o caso da ultrassonografia obstétrica, que passa a contar também com equipamento no Posto de Saúde Vila Suíssa, já a partir desta quinta-feira (02/6), com acesso facilitado na região leste da cidade. 

O Programa de Medicamento Gratuito, que antes atendia no antigo Pró-Mulher, agora realiza a entrega dos medicamentos de forma descentralizada para facilitar o acesso dos pacientes próximo de suas residências. A mesma lista do Promeg está disponível para retirada em 12 unidades – Vila Natal, Jardim Universo, Vila Suíssa, Jardim Camila, Única de Jundiapeba, Chácara Guanabara, Cocuera, Jardim Piatã, Jardim 9 de Julho, Conjunto Novo Horizonte, Taboão/Lambari e Jardim Aeroporto II – além da nova farmácia implantada no UnicaFisio para atender os pacientes do Complexo de Saúde em Braz Cubas. 

 

Novo Pró-Mulher
Rua Francisco Affonso de Melo, 550 – Braz Cubas

Serviços que permanecem
Colposcopia e Vulvoscopia: Mulheres encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde
Planejamento Familiar:  Grupo 02 (Vasectomia, Laqueadura e DIU): Atendimento com Assistência Social, Psicólogo, Enfermeiro, Médico e USG Transvaginal (DIU)
USG Obstétrico: Gestantes de Baixo Risco encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde
Banco de Leite: Orientações sobre amamentação, coleta e distribuição de leite humano 

Serviços inéditos do Novo Pró-Mulher
Práticas Integrativas e Complementares: meditação, auto-massagem, auriculoterapia
Rodas de Conversa: Saúde Mental da Mulher, Empoderamento Feminino
Dermatologia para mulheres: prevenção do câncer de pele

Outros serviços

UNICA FISIO (em frente ao prédio do Pró-Mulher)
Rua Francisco Affonso de Melo, 635 – Braz Cubas

•    Densitometria Óssea
•    Mamografia
•    Cabelegria (Banco de Perucas do Fundo Social)
•    Promeg – Programa Medicamento Gratuito

HMMC (em frente ao prédio do Pró-Mulher):
Rua Francisco Affonso de Melo, 565 – Braz Cubas

•    Mastologia/Avaliação Cirurgia Ginecológica

UBS ALTO IPIRANGA
Av. Capitão Joaquim de Melo Freire, 700

•    Raio X odontológico: Público em geral encaminhado pela odontologia da Rede Municipal de Saúde
•    Semiologia (avaliação de lesões bucais): Público em geral encaminhado pela odontologia da Rede Municipal de Saúde

UBS VILA SUÍSSA
Av. Riciere José Marcatto, 310

•    Ultrassom Obstétrico: Gestantes de Baixo Risco encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde (a partir de 02/6)

UBS MINERAÇÃO 
Rua Aprígio de Oliveira, 262

Ambulatório de Nutrição: Público em geral encaminhado pela Rede Municipal de Saúde

UBS PONTE GRANDE
Avenida Lothar Waldemar Hohene, 70

Ambulatório de Nutrição: Público em geral encaminhado pela Rede Municipal de Saúde

Veja Também