Diário Logo

Notizia Logo

Mogi não registra meningite C ou B; mas teve 2 mortes por causa da doença neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que Mogi das Cruzes, ao contrário de São Paulo, onde um surto da meningite levou à vacinação de moradores de algumas regiões da capital, não registrou os tipos C e B da doença meningocócica de janeiro a setembro deste ano. Porém, a meningite que pode ser causada por vírus […]

3 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que Mogi das Cruzes, ao contrário de São Paulo, onde um surto da meningite levou à vacinação de moradores de algumas regiões da capital, não registrou os tipos C e B da doença meningocócica de janeiro a setembro deste ano. Porém, a meningite que pode ser causada por vírus ou bactérias e tem, portanto, outros vetores, soma duas mortes no município, sendo um por um pneumococo e outro por etiologia da patologia.

Ao ser questionada sobre os casos registrados na Capital, a pasta mogiana destacou que “não há registros desses tipos de meningite em 2022, até o momento” e mantém disponível a vacinação contra a doença, de acordo com o calendário nacional de rotina.

O grupo de Vigilância Epidemiolóica é o setor responsável por monitorar virtuais notificações e confirmações da doença. A Secretaria de Saúde lembra que a variante que está ocorrendo na cidade de São Paulo exige profilaxia, medidas de contenção e monitoramento.

Ou seja, caso haja alguma confirmação desse tipo de doença, a Prefeitura deverá adotar medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde que são, entre outras, acompanhar o paciente e pessoas que, por ventura, possam ter tido algum contato com o vírus ou a bactéria que provoca a inflamação de membranas do cérebro e medula.

O que é a doença

A meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção. Ela pode ser causada por infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica.

Há vacinas que podem prevenir algumas formas de meningite. 

O importante é a população seguir atenta aos sintomas da doenças que são dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico rapidamente.

Por isso, a recomendação é que o paciente, ao notar os sinais da doença – dor de cabeça, febre e dores no pescoço – procure um serviço médico para a realização de exames.

Em SP

De acordo com reportagem do G1, a Prefeitura de São Paulo confirma que foram 56 casos de meningite miningocócica neste ano, com o registro de nove mortes. O surto se identifica quando há três ou mais caso em um mesmo sorogrupo durante um período de 90 dias.

Os bairros onde os registros acontecem na Capital estão nos distritos do Pari, São Luís, Vila Formosa e Aricanduva.

 

 

Veja Também