Entrar
Perfil
Mercado de Trabalho

Mogi lidera a criação de empregos no Alto Tietê em junho

Dados do Caged mostram que cidade também se destacou no primeiro semestre, gerando 4.393 postos de trabalho.

O Diário
30/07/2022 às 11:20.
Atualizado em 30/07/2022 às 11:23

Mogi Conecta é uma das ações voltadas à empregabilidade e capacitação profissional na cidade (Pedro Chavedar - Prefeitura de Mogi)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
Mercado de Trabalho

Mogi lidera a criação de empregos no Alto Tietê em junho

Dados do Caged mostram que cidade também se destacou no primeiro semestre, gerando 4.393 postos de trabalho.

O Diário
30/07/2022 às 11:20.
Atualizado em 30/07/2022 às 11:23

Mogi Conecta é uma das ações voltadas à empregabilidade e capacitação profissional na cidade (Pedro Chavedar - Prefeitura de Mogi)

Mogi das Cruzes foi destaque na geração de empregos em junho, quando criou 487 vagas de trabalho formal, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. O resultado é o melhor entre as cidades do Alto Tietê, tendo algumas delas ficado até mesmo com o saldo negativo. No acumulado do semestre, Mogi também teve saldo positivo, gerando 4.393 postos de trabalho, o que mostra um crescimento de 107,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 2.113 vagas de trabalho.

“A geração de emprego é fundamental para criarmos em Mogi das Cruzes um ambiente de desenvolvimento sustentável, que une crescimento econômico e qualidade de vida para a população. Temos a prioridade no bem-estar das pessoas, então os números do primeiro semestre devem ser comemorados e mostram que o trabalho vem sendo realizado no caminho certo”, afirmou o prefeito Caio Cunha (PODE).

O saldo positivo de vagas durante o primeiro semestre foi impulsionado principalmente pelos setores de Serviços, com 2.313 novas vagas de trabalho, e da Construção Civil, com 1.237 postos criados. A Indústria também teve destaque, com 483 vagas, seguida pelo Comércio, com 383 empregos.

Já se for analisado o mês de junho deste ano, a Indústria, com 241 vagas, a Construção Civil, com 160, e o Comércio, com 149, foram os setores que mais empregaram em Mogi das Cruzes.

“Mogi das Cruzes vive um bom momento de retomada econômica, com empresas se expandindo e outras interessadas em se instalar na cidade, além da melhoria do consumo, que se reflete no comércio e no setor de serviços. Este ambiente é favorecido por um trabalho consistente da Prefeitura, com ações de incentivo ao empreendedorismo, capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho e empregabilidade, em parceria com o setor privado e órgãos como o Sebrae”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli. 

Entre os destaques das ações desenvolvidas pela Prefeitura para fomentar a geração de novas oportunidades e facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho está o programa Mogi Conecta, que possui unidades localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e do CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, neste site

De olho nas novas tendências do mercado de trabalho, a Prefeitura também lançou o Mogi Tech Academy, um programa de formação e colocação profissional nas áreas de desenvolvimento de sistemas, programação, inovação e tecnologia. O endereço para participar dos cursos é o poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br/mogitech

Entre as opções de cursos disponíveis estão o “Bootcamps”, que proporciona o aprendizado de forma imersiva com aulas e projetos práticos que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Outra opção é o curso “Live Coding”, em que os participantes são inseridos em uma sessão ao vivo e personalizada com os melhores profissionais do mercado para tirar dúvidas, praticar e construir seu portfólio de projetos, além de aprender os atalhos para desenvolver a sua carreira. Há ainda o curso “Acelerações”, que capacita os alunos a acelerarem suas carreiras de forma imersiva, com aulas e projetos práticos.

A área de tecnologia da informação proporciona crescimento profissional, valorização financeira e reconhecimento. Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que os empregos no setor cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas.

A parceria com a iniciativa privada também é constante e conta com ações como o Programa de Formação de Talentos em Atendimento, realizado em uma parceria com a empresa NeoBpo, e o programa Gerdau Transforma, que oferece oficinas gratuitas para profissionais liberais e autônomos que pretendem montar ou ampliar seus negócios.

Saldo das outras cidades do Alto Tietê em junho:

Arujá: -68

Biritiba Mirim: 0

Guararema: -24

Ferraz: 55

Itaquá: 351

Mogi: 487

Poá: 202

Salesópolis: -1

Santa Isabel: 30

Suzano: 439

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por