Diário Logo

Notizia Logo

Mogi libera vacina contra a gripe para todos os públicos

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi da Cruzes liberou nesta segunda-feira (15) a aplicação da vacina contra a gripe para o público em geral interessado, seguindo o anúncio do Ministério da Saúde. Na cidade, algumas ações especiais já estão sendo realizadas aos finais de semana para reforçar a adesão à imunização. Amanhã deve ser […]

15 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi da Cruzes liberou nesta segunda-feira (15) a aplicação da vacina contra a gripe para o público em geral interessado, seguindo o anúncio do Ministério da Saúde.

Na cidade, algumas ações especiais já estão sendo realizadas aos finais de semana para reforçar a adesão à imunização. Amanhã deve ser definida a programação para este sábado (20) e domingo (21), mas está prevista a oferta de doses em feiras e/ou varejões e trabalho itinerante na zona rural da cidade.

A secretaria informa que, no último sábado (13/5), foram aplicadas 3.826 doses (1.956 contra a gripe e 1.870 contra a Covid) no Largo do Rosário e nos terminais Central e Estudantes. No domingo (7), no Mercado do Produtor, foram ministradas um total de 2.340 doses (1.700 contra a Covid 640 contra a gripe). 

Ainda de acordo com informações da pasta, até o momento, já foram aplicadas ao todo 43 mil doses contra a gripe (28% de cobertura) em Mogi. A dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

A ampliação do grupo habilitado a receber a vacina aconteceu após nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, replicada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde aos municípios. No ato da imunização, o interessado deve apresentar documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação, se tiver. 

Doença

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. A secretaria alerta que a vacinação anual permite minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e também a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

 

Veja Também