Diário Logo

Notizia Logo

Mogi lança plataforma para agilizar serviços e prepara dois data centers

O investimento em tecnologia é a aposta do prefeito Cunha (Podemos) para agilizar o atendimento às demandas dos mogianos, estreitar o relacionamento e criar novos canais de comunicação com a população, além de subsidiar tomadas de decisões da administração. Nesta quarta-feira (29), ao apresentar o aplicativo Colab, plataforma de interação e gestão de problemas que […]

29 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

O investimento em tecnologia é a aposta do prefeito Cunha (Podemos) para agilizar o atendimento às demandas dos mogianos, estreitar o relacionamento e criar novos canais de comunicação com a população, além de subsidiar tomadas de decisões da administração. Nesta quarta-feira (29), ao apresentar o aplicativo Colab, plataforma de interação e gestão de problemas que reúne serviços como Ouvidoria, consulta e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e registro de solicitações de serviços, ele também anunciou o lançamento de dois data centers na cidade para os próximos meses.

Segundo o prefeito, o objetivo é aumentar cada vez mais a transparência e o envolvimento dos munícipes com a administração pública. “Além de usar a inovação a nosso favor para agilizar e oferecer um atendimento mais eficaz à população, esta plataforma garante maior transparência, participação e interação social. Haverá enquentes que as pessoas poderão responder e surgirão daí as principais demandas de cada local. Estamos investindo cada vez mais na participação e na vinda de mais dados, porque uma gestão certeira é aquela que tem os dados da cidade”, destacou, no evento que contou com a presença de vários secretários municipais e da imprensa.

O prefeito também enfatizou que o Colab, como ferramenta de interação, funciona como uma rede social e vai mostrar os problemas da cidade. “Por favor, falem dos problemas de Mogi. O que acontece hoje é que a população fica irritada, por exemplo, por causa um buraco, vai na rede social e reclama, mas não fala onde é buraco. Agora, a partir do momento que a pessoa fizer a identificação no cadastro da plataforma, o processo interno nos ajudará a ter a gestão sobre o problema e a cobrar resultados. O sistema manda direto para a secretaria responder e teremos uma ferramenta de gestão de problemas na cidade muito mais eficiente”, completa.

Ainda na perspectiva de Caio, as respostas das demandas recebidas pela Ouvidoria, que no início da gestão eram de 43%, após um ano atingiram 60% e, atualmente chegam a 80%, poderão alcançar o patamar ideal de 100%. “Com a estrutura que havia, recebia a resposta de que não tinha condições de chegar ao 100%, mas agora, com a plataforma, isso será possível. A pessoa que acessar, terá respostas e precisa ter o problema resolvido, porque agora, tenho um painel na minha sala para acompanhar a agilidade das respostas e da execução dos serviços de cada secretaria. Para isso estamos investindo em inovação e tecnologia, dando agilidade nos processos da Prefeitura, para atender melhor a população, com esta plataforma de participação social, interação e gestão de problemas”, aponta.

Data centers

Para os próximos meses, o prefeito anuncia o lançamento de dois data centers, um que deverá ser instalado no prédio-sede da Prefeitura e outro na Central de Segurança, no Socorro. “São entregas que a população talvez não reconheça porque podem não ser tão visíveis como um prédio ou um viaduto, mas que serão muito relevantes para a precisão das nossas decisões e, mais do que isso, na agilidade destes processos, porque os dados daqui da Prefeitura, da população, poderão servir de subsídio para possam ser tomadas decisões certeiras”, aposta.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, a infraestrutura de tecnologia da Prefeitura não é precária, mas antiga. “Temos apenas um data center para gerir os dados da Prefeitura inteira, da Saúde, Educação, Assistência Social, tudo. Imagina todos os dados da cidade armazenados e computados por uma única máquina. Essa é a realidade hoje. Então, não dá conta. Para a Prefeitura chegar ao século 21, precisamos instalar esses dois data centers, com capacidade de processamento de dados até para melhorar e chegar aos 100% de tudo o que estamos fazendo para a modernização”, acrescenta.

O secretário também enfatiza que, na última sexta-feira (24), foram inaugurados os totens de monitoramento, mas a central de informações fica armazenada no único data center existente hoje na Prefeitura. “É uma máquina apenas e, se eventualmente, quebrar, perdemos estes dados. Então, a Prefeitura está investindo, com recursos do financiamento do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos) para modernizar essa estrutura tecnológica e  garantir mais segurança nos dados”, conclui.

 

Veja Também