Entrar
Perfil
SOLIDARIEDADE

Mogi institui a Campanha de Doação de Leite Materno na cidade

Objetivo é ajudar na recuperação de bebês que nascem prematuros e os que estão com baixo peso e que não podem ser alimentados pelas próprias mães

Silvia Chimello
07/10/2021 às 17:35.
Atualizado em 07/10/2021 às 19:17

Projeto de aleitamento visa a proteção dos bebês (Divulgação - Pixabay)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
SOLIDARIEDADE

Mogi institui a Campanha de Doação de Leite Materno na cidade

Objetivo é ajudar na recuperação de bebês que nascem prematuros e os que estão com baixo peso e que não podem ser alimentados pelas próprias mães

Silvia Chimello
07/10/2021 às 17:35.
Atualizado em 07/10/2021 às 19:17

Projeto de aleitamento visa a proteção dos bebês (Divulgação - Pixabay)

Para manter os estoques do Banco de Leite Humano de Mogi e ajudar na recuperação de bebês, especialmente os que nascem prematuros e aqueles que estão com baixo peso e que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães, a Câmara de Vereadores decidiu instituir a Campanha Permanente Conscientização e Incentivo à Doação de Leite Materno no município.

O projeto de lei que determina a realização da campanha durante o ano inteiro, de autoria do presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), aprovado por unanimidade durante a sessão desta nesta quarta-feira (06), pretende aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite humano coletado e distribuído em nosso município

“É uma forma de dar mais destaque ao tema para demonstrar importância do aleitamento materno e a necessidade social de alimento para a nutrição dos bebês”, observou Farofa, que também cita o caso das mães que não produzem esse alimento em quantidade suficiente, incentivando-as a utilizarem os bancos de leite materno.

Como presidente da Comissão de Saúde, Farofa enfatizou o trabalho que vem sendo feito para manter os estoques do banco de leite humano sob comando da médica Rosângela Cunha, conhecida como a  Drª Nenê e destacou  importância de manter uma parceria para “conscientizar as mães que estão em fase de amamentação para que sejam solidárias, colaborem ajudem na recuperação e até mesmo a salvar vidas de muitos recém-nascidos”.

Além do incentivo à doação e a expansão da coleta de leite materno, a campanha visa orientar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças, além de ampliar o acesso às informações sobre a coleta do aleimento para as mães que o produzem.

A campanha, segundo texto do projeto, deve ser implementada por meio de publicidade e propaganda impressa e eletrônica, sempre reforçando a necessidade da doação para o Banco de Leite Humano, e informando sobre a disponibilidade do leite para recém-nascidos prematuros ou de bebês de baixo peso.

Para se tornar lei, a matéria ainda tem que ser aprovada pelo prefeito Caio Cunha (PODE) que pode vetar parcial ou totalmente a iniciativa. Se aprovar, o projeto volta ao Legislativo para ser promulgado pelo presidente da Casa, vereador Otto Rezende (PSD)  

Banco de Leite

O Banco de Leite fica no Pró-Mulher e o atendimento é de segunda à sexta das 07 às 17 horas. O serviço especializado é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a captação de doadoras de leite humano destinado aos bebês prematuros internados na UTI da Santa Casa de Mogi  

A unidade também oferece assistência às gestantes e nutriz em aleitamento materno, esclarecimento de dúvidas, orientações gerais e auxílio teórico/prático no manejo da amamentação. Coleta, transporte, processamento e distribuição de Leite Humano.

Para as consultas e orientações em aleitamento materno é importante que a mãe leve o bebê. As coletas de leite humano são realizadas pela nutriz em sua residência, não há necessidade de comparecer ao banco de leite, todas as informações e agendamentos podem ser realizados por telefone.

O banco de leite fica no Pró-Mulher e o atendimento é de segunda à sexta das 07 às 17 horas. Requisitos: ser saudável, não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, ter leite excedente, se dispor a doar o leite excedente por livre e espontânea vontade.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 4798-7343 4798-7344 / E-mail:blh.mogidascruzes@pmmc.com.br

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por