Diário Logo

Notizia Logo

Mogi inicia obras da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista

Neste sábado (11), a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a construção da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), um equipamento inédito no Alto Tietê, que será referência nacional no atendimento a pessoas com TEA. A unidade é a segunda nesse padrão no Estado de São Paulo e a terceira em todo o Brasil. […]

11 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

Neste sábado (11), a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a construção da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), um equipamento inédito no Alto Tietê, que será referência nacional no atendimento a pessoas com TEA. A unidade é a segunda nesse padrão no Estado de São Paulo e a terceira em todo o Brasil. Localizada no bairro do Rodeio entre a AACD e a UPA, a escola realizará 1,2 mil atendimentos por mês nas áreas pedagógica, psicopedagógica, clínica e de convívio. O investimento é de R$ 4.063.477,73.

O prefeito Caio Cunha destacou a importância das parcerias para a concretização do projeto. “Não seria possível a gente iniciar essa obra se não fosse essa parceria, sem a representatividade de Mogi tanto na Câmara dos Deputados como na Assembleia Legislativa. Os pais e mães desenharam esse projeto junto com o nosso time do Planejamento e da Educação. Vamos, juntos, fazer um grande trabalho nesta escola, que será referência para todo o Brasil”, disse o chefe do executivo, acompanhado pela presidente do  Fundo Social, Simone Margenet Cunha.

A escola atenderá crianças, jovens e adultos com TEA. “A escola clínica será uma referência com salas de recursos e possibilidades para que a inclusão seja verdadeira e efetiva”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. Com espaços para dança, musicoterapia e psicopedagogia, práticas da vida diária e esportiva, brinquedoteca e atendimentos clínicos, a escola, que deverá ser entregue em fevereiro de 2023, também se destaca pela questão da sustentabilidade.

Marcela Lourenço, representante dos Autistas de Mogi das Cruzes, acompanhou a elaboração do projeto junto ao grupo de mães.  “Isso é o primeiro passo, nós vamos continuar construindo juntos e lutando juntos. Hoje nos sentimos dignos, vitoriosos e pertencentes a este mundo.” O plano de trabalho está sendo construído pela equipe técnica especialista da SME (profissionais da Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche – EMESP e do Departamento de Orientação e Promoção – DOP/Pró-Escolar) e contará com a ajuda do grupo de mães.

Durante o evento foi feita uma homenagem a entidades e associações da cidade, dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência. Foram homenageadas: Autismo Mogi das Cruzes, Comissões da pessoa com deficiência e do direito dos autistas da OAB, Somos Notáveis, Resiliência Azul, ASETE, APAE, AACD e o Centro Municipal de Paradesporto.

Além do deputado federal Marco Bertaiolli, que anunciou o envio de recursos federais à educação mogiana, participaram do evento os secretários municipais de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, e de Saúde, Zeno Morrone, assim como os vereadores José Luiz Furtado, Malu Fernandes, Milton Lins, Juliano Botelho, Edson Santos e Edson Alexandre Pereira.

Veja Também