Entrar
Perfil
ARMAS E TURISMO

Mogi é uma das cidades da "Rota Turística do Tiro" proposta por deputado

Castello Branco (PL-SP) apresentou na última semana um projeto de lei que envolve 34 cidades em um roteiro de “tiro esportivo" com direito a “tiroterapia” em família em hotéis rurais

O Diário
03/05/2022 às 17:15.
Atualizado em 04/05/2022 às 16:53

Em foto publicada nas redes sociais, deputado Castello Branco (à esquerda) aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro (ao centro) durante a feira Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (Reprodução - Redes sociais)

Mogi das Cruzes foi citada pelo deputado estadual Castello Branco (PL-SP) na última semana. No dia 26 de abril, o parlamentar apresentou um projeto de lei que prevê a criação da “Rota Turística do Tiro”, reunindo 34 cidades do estado de São Paulo. Mogi está inclusa no roteiro, assim como Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo e a capital paulista.

Para defender a ideia, ele - que apoia o setor agro e também o presidente Jair Bolsonaro, com quem tirou foto durante a feira Agrishow 2022-, fala em geração de empregos e renda a partir do fomento ao tiro “esportivo, de defesa, tático e/ou especializado”, prática que poderia "ser estimulada com políticas públicas".

“Mais do que um hobby, a atual prática do tiro no Brasil é um estilo de vida”, disse, ao justificar a "Rota Turística" que envolveria serviços como clubes de tiro de luxo, treinamento exclusivo para mulheres e até a “tiroterapia” em família em hotéis rurais.

No futuro, outras cidades podem entrar no projeto também, já que a ideia é reunir municípios com clubes de tiro e prática esportiva desta modalidade. As informações são da Folha de São Paulo.

 Quem é Castello Branco 

 Capitão Oscar Castello Branco de Luca nasceu em 10 de novembro de 1962, na cidade de São Paulo-SP. De família tradicional de miliares há muitas gerações, Castello Branco é sobrinho neto do ex-presidente Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Incorporou às fileiras do Exército aos 14 anos de idade, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde cursou o Ensino Fundamental. Posteriormente cursou o Ensino Médio na Escola de Cadetes do Exército, em Campinas-SP.

Graduou-se em Engenharia das Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em psicopedagogia e supervisão escolar. Possui mestrado em Estratégias Militares, além de outros cursos de especialização e extensão na área da Educação.

Foi atleta de destaque nas Forças Armadas, recordista em provas de natação e pentatlo moderno. Ingressou nas tropas de Operações Especiais ainda como 2º Tenente, onde concluiu os cursos de Montanhista Militar, Paraquedista Militar, Mergulhador de Combate, Operações e Guerra na Selva, Piloto de Combate (avião e helicóptero), Blindados, entre outros cursos militares no Exército Brasileiro; além de experiências na Marinha, na Força Aérea e na Polícia Federal. Também realizou cursos militares nos Estados Unidos, na França, no Chile e Israel.

Participou de missões de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, de combate ao narcotráfico na fronteira com a Colômbia (contra as Forças Armadas Revolucionária da Colômbia) e participou nas Forças de Paz da ONU na Guerra da Bósnia. Após um grave acidente de helicóptero, afasta-se do serviço ativo do Exército.

Foi eleito deputado estadual com 38.026 votos no pleito e 2018, pelo Partido Social Liberal (PSL).

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por