Castello Branco (PL-SP) apresentou na última semana um projeto de lei que envolve 34 cidades em um roteiro de “tiro esportivo" com direito a “tiroterapia” em família em hotéis rurais
Em foto publicada nas redes sociais, deputado Castello Branco (à esquerda) aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro (ao centro) durante a feira Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (Reprodução - Redes sociais)
Mogi das Cruzes foi citada pelo deputado estadual Castello Branco (PL-SP) na última semana. No dia 26 de abril, o parlamentar apresentou um projeto de lei que prevê a criação da “Rota Turística do Tiro”, reunindo 34 cidades do estado de São Paulo. Mogi está inclusa no roteiro, assim como Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo e a capital paulista.
Para defender a ideia, ele - que apoia o setor agro e também o presidente Jair Bolsonaro, com quem tirou foto durante a feira Agrishow 2022-, fala em geração de empregos e renda a partir do fomento ao tiro “esportivo, de defesa, tático e/ou especializado”, prática que poderia "ser estimulada com políticas públicas".
“Mais do que um hobby, a atual prática do tiro no Brasil é um estilo de vida”, disse, ao justificar a "Rota Turística" que envolveria serviços como clubes de tiro de luxo, treinamento exclusivo para mulheres e até a “tiroterapia” em família em hotéis rurais.
No futuro, outras cidades podem entrar no projeto também, já que a ideia é reunir municípios com clubes de tiro e prática esportiva desta modalidade. As informações são da Folha de São Paulo.
Quem é Castello Branco
(biografia disponível no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)
Capitão Oscar Castello Branco de Luca nasceu em 10 de novembro de 1962, na cidade de São Paulo-SP. De família tradicional de miliares há muitas gerações, Castello Branco é sobrinho neto do ex-presidente Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
Incorporou às fileiras do Exército aos 14 anos de idade, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde cursou o Ensino Fundamental. Posteriormente cursou o Ensino Médio na Escola de Cadetes do Exército, em Campinas-SP.
Graduou-se em Engenharia das Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em psicopedagogia e supervisão escolar. Possui mestrado em Estratégias Militares, além de outros cursos de especialização e extensão na área da Educação.
Foi atleta de destaque nas Forças Armadas, recordista em provas de natação e pentatlo moderno. Ingressou nas tropas de Operações Especiais ainda como 2º Tenente, onde concluiu os cursos de Montanhista Militar, Paraquedista Militar, Mergulhador de Combate, Operações e Guerra na Selva, Piloto de Combate (avião e helicóptero), Blindados, entre outros cursos militares no Exército Brasileiro; além de experiências na Marinha, na Força Aérea e na Polícia Federal. Também realizou cursos militares nos Estados Unidos, na França, no Chile e Israel.
Participou de missões de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, de combate ao narcotráfico na fronteira com a Colômbia (contra as Forças Armadas Revolucionária da Colômbia) e participou nas Forças de Paz da ONU na Guerra da Bósnia. Após um grave acidente de helicóptero, afasta-se do serviço ativo do Exército.
Foi eleito deputado estadual com 38.026 votos no pleito e 2018, pelo Partido Social Liberal (PSL).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .