Na sexta-feira, dia 24, evento divulga informações aos cidadãos e profissionais de saúde sobre a anemia falciforme, formas de diagnóstico e tratamento
Médicos divulgam sintomas e a importância do diagnóstico precoce da anemia falciforme que atinge a população negra (Divulgação/PMMC)
Será realizado nesta sexta-feira (24), às 9h, na Câmara Municipal, o 1º Seminário de Anemia Falciforme de Mogi das Cruzes. O evento tem o objetivo de trazer maiores informações ao público em geral e aos profissionais de saúde sobre a anemia falciforme, formas de diagnóstico e tratamento. É possível fazer as inscrições para o evento aqui.
Também será abordada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o lançamento da Carta Compromisso elaborada pelos movimentos sociais, endereçada aos poderes Legislativo e Executivo para que a cidade faça a adesão à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
A hematologista Leila Manfredini Feitosa e o cardiologista José de Ribamar Campelo Feitosa falarão sobre a doença e os efeitos na população negra.
O seminário é realizado por movimentos sociais como APROFe - Associação Pró-falcêmicos, Mandata Inês Paz-PSOL Mogi das Cruzes, COMPIR Mogi das Cruzes, Pastoral Afro da Diocese Mogi das Cruzes, APEOESP, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro SIM (CPD), Coletivo Diversidade Alto Tietê, Pretas de Mogi, Fórum Mogiano LGBT e conta com o apoio do Instituto de Medicina Humanitária.
Confira os sintomas da doença que costuma ter o diagnótico tardio:
Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos;
Dores articulares;
Fadiga intensa;
Palidez e icterícia;
Atraso no crescimento;
Feridas nas pernas;
Tendência a infecções;
Cálculos biliares;
Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais;
Priapismo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .