Diário Logo

O Diário Logo

Mogi comemora Consciência Negra com programação especial neste mês

Mogi das Cruzes celebra o dia Consciência Negra, 20 de novembro, feriado municipal desde 2021, com uma série de eventos que tiveram início na última quarta-feira, em homenagem ao Dia da Umbanda, acontecerão até o próximo dia 26 de novembro.A chamada “Agenda Negra” foi organizadas por diversas entidades, movimentos sociais, sindicatos e vereadores que defendem […]

17 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes celebra o dia Consciência Negra, 20 de novembro, feriado municipal desde 2021, com uma série de eventos que tiveram início na última quarta-feira, em homenagem ao Dia da Umbanda, acontecerão até o próximo dia 26 de novembro.A chamada “Agenda Negra” foi organizadas por diversas entidades, movimentos sociais, sindicatos e vereadores que defendem a causa na Câmara de Mogi.

Para esta quinta (17) está programado um desfile “Raízes do Brasil”, no Teatro Municipal, a partir das 19 horas. Na noite de sexta-feira, também às 19 horas, será realizada uma sessão solene na Câmara de Mogi para a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares.

A homenagem é feita anualmente a dez personalidades, empresas ou organizações do Alto Tietê que se destacaram em ações contra a discriminação racial e na defesa dos princípios constitucionais fundamentais e de promoção da inclusão social sem preconceito, nas áreas de esporte, educação, cultura, saúde, assistencial, empresarial e sindical.

No domingo (20), será realizado o 10º Ato Político em Memória ao Zumbi dos Palmares. A concentração será na Feira do Largo de Braz Cubas, às 9 horas. De acordo com o vereador Iduigues Martins (PT), um dos organizadores do evento, os participantes vão sair do ponto inicial caminhada até a praça no distrito, que leva o nome do homenageado. No local, onde tem uma escultura de Zumbi, serão depositadas flores.   

Já no dia 26, última programação, acontecerá um Ato Cultural, a partir das 10 horas, no Largo do Rosário, com música, dança, apresentações das mais diversas ligadas a cultura do País e a cultura Afro.

Outra vereadora envolvida com o evento. Inês Paz (PSOL ) está organizando uma exposição sobre o tema que envolve a questão racial. A abertura será nesta sexta-feira (18), às 19 horas, na Câmara.  

 

Feriado

O projeto que fixa o feriado da consciência negra no calendário da cidade é de autoria do vereador Edson Alexandre Pereira (MDBO, com assinatura de diversos parlamentares. A lei passou a vigorar em dezembro de 2021.

Com a aprovação da matéria, ficaram instituídos em Mogi das Cruzes os seguintes Feriados Municipais: Sexta-Feira da Paixão (data móvel), Dia de Corpus Christi (data móvel), 1º de setembro (Aniversário da Fundação da Cidade), 26 de julho (Padroeira Santana) e 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, que serão comemorados nas respectivas datas.

Veja Também