Entrar
Perfil
COVID-19

Mogi aguarda novos lotes para liberar agendamento da quarta dose para 50+

Saúde informou que está elaborando uma estratégia de vacinação do grupo e a abertura de novas vagas será informada oportunamente; no primeiro dia, em pouco tempo, as vagas foram preenchidas

O Diário
07/06/2022 às 11:33.
Atualizado em 07/06/2022 às 12:17

Ministério da Saúde liberou a 4ª dose a pessoas acima de 50 anos (Divulgação/PMMC)

Nesta segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes liberou novas vagas de agendamento pelo www.cliquevacina.com.br  para aplicação de dose adicional da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 50 anos ou mais. As vagas esgotaram rapidamente e novos agendamentos para essa faixa etária só devem ser liberados após nova entrega de lotes da vacina, feita pelo Governo do Estado. 

Sobre os novos agendamentos, a Pasta informou a O Diário que "está elaborando uma estratégia de vacinação do grupo e a abertura de novas vagas será informada oportunamente", sem adantar uma possível data. 

Carregando...

O público de 50 a 59 anos, que passa a ser contemplado com o reforço é um dos maiores: 49.785 pessoas dessa faixa etária receberam a primeira dose da vacina em Mogi das Cruzes, de acordo com dados disponíveis no portal da Prefeitura. Assim como em outras idades, a procura pela vacina caiu: destas, 41.422 recebeu até a terceira dose do imunizante contra a Covid-19. 

No Brasil, a  decisão de incorporar os novos públicos foi tomada por causa da proximidade com as baixas temperaturas no Brasil. O clima frio estimula aglomerações em ambientes pouco ventilados, aumentando a circulação do vírus.

Cabe lembrar que para receber a quarta dose, as pessoas precisam já ter completado o ciclo vacinal com a terceira dose há quatro meses para receber o novo reforço.

Ampliação

O anúncio da ampliação da quarta dose foi feito pelo Ministério da Saúde no último final de semana e inclui também trabalhadores da Saúde. Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde irá adotar a mesma estratégica das imunizações anteriores, com aplicação nos próprios locais de trabalho. 

“Vamos iniciar o fornecimento das doses para hospitais UPAS, serviços de urgência e emergência, como CURE e SAMU, e unidades básicas”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. Até o final da semana, devem ser liberadas vagas de agendamento online para trabalhadores de Saúde de outros locais. 

O agendamento online está disponível também para terceira dose de adolescentes de 12 a 17 anos. Para outros grupos, a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em livre demanda de acordo com as doses necessárias e a recomendação para idade e esquema vacinal anterior: de 5 a 11 anos (1ª ou 2ª dose); de 12 a 17 anos (1ª ou 2ª dose); 18 a 59 anos (1ª, 2ª ou 3ª dose); 60 anos e + (1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose). 

Gripe

Também segue em livre demanda, até 24 de junho, a aplicação da vacina contra a Gripe para os grupos contemplados e a dose contra o sarampo para crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses.

Os públicos contemplados para vacina da Gripe são crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses; idosos de 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após parto); trabalhadores da saúde; portadores de deficiências; pessoas com comorbidades definidas do Ministério da Saúde; professores e trabalhadores do ensino regular (infantil, fundamental, médio e superior); trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores de ônibus); caminhoneiros; portuários; policiais, integrantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Forças Armadas; indígenas e quilombolas.

De segunda a sexta-feira, as doses estão sendo aplicadas nos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), das 9 às 16 horas. Exclusivamente para maiores de 12 anos, outras opções são Terminal Estudantes (nesta segunda e terça-feira) e o Mercado Municipal (quarta, quinta e sexta-feira):

Terminal Estudantes
av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, s/nº - Centro Cívico
Segunda (06/6) e Terça-feira (07/6)
Horário: das 9 às 20 horas 

Mercado Municipal
rua Coronel Souza Franco, 440 - Centro
Quarta (08/6), Quinta (09/6) e Sexta-feira (10/6) 
Horário: das 9 às 16 horas

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por