Missas, procissão e festas em comunidades e na Catedral de Santana marcam o dia dedicado à santa
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida está na Catedral de Santana (Foto: Dora Santos/ Igreja na Mídia)
Com festas em paróquias das cidades do Alto Tietê, a agenda da Diocese de Mogi das Cruzes conta com uma solenidade em louvor à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil, às 9h30, em Itaquaquecetuba. Ao lado do Ginásio Municipal da cidade, o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini preside a missa para a Região Pastoral Itaquaquecetuba, no G.E.V.I., com a participação de todas as paróquias do munícipio, após dois anos sem celebrarem de maneira conjunta devido às restrições da pandemia da Covid-19.
Já às 17h, em Mogi das Cruzes, da Catedral Santana, acontecerá a tradicional procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida pelas ruas centrais da cidade, e haverá missa em seguida, também presidida por dom Pedro.
Para informações sobre as missas nas demais paróquias da Diocese, é necessário verificar diretamente na própria paróquia, os contatos podem ser encontrados no site da Diocese: http://diocesedemogi.org.br/paroquias.php.
Quem foi
Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI assinou o Decreto em que constituiu Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil, e legitimou um fato já consagrado pelo povo. A proclamação oficial aconteceu no Rio de Janeiro, então capital federal, no dia 31 de maio de 1931, diante uma multidão de fiéis.
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem início em outubro de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves ao lançarem as redes no Rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição quebrada em duas partes.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .