Diário Logo

Notizia Logo

Missa e procissão marcam fim da Festa de Sant’Ana

Nesta segunda-feira, dia 26, celebrou-se o dia de Jão Joaquim e Sant’ana – padroeira de Mogi das Cruzes, da Catedral da cidade e da Diocese de Mogi. Com boa presença de fiéis, mas respeito ao distanciamento exigido pela pandemia, foi realizada a celebração eucarística presidida por dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral. Os presentes utilizavam a máscara […]

26 de julho de 2021

Reportagem de: O Diário

Nesta segunda-feira, dia 26, celebrou-se o dia de Jão Joaquim e Sant’ana – padroeira de Mogi das Cruzes, da Catedral da cidade e da Diocese de Mogi. Com boa presença de fiéis, mas respeito ao distanciamento exigido pela pandemia, foi realizada a celebração eucarística presidida por dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral. Os presentes utilizavam a máscara de prevenção. Uma pequena procição foi realizada ao final do evento. 

A missa, animada pelo Coral da Catedral, teve início às 18 horas e foi transmitida nas redes sociais da Catedral e na página Igreja na Mídia- uma opção segura para aqueles que não podem sair de casa. Neste ano também é celebrado São José – patrono universal da Igreja. 

O avanço da vacinação contra a Covid-19 possibilitou mais segurança para a liturgia e traz espectativas para que a festa de 2022 seja maior, com a volta da tradicional quermesse, suspensa desde 2020.

No início da celebração, foram acolhidos os andores de São José, São Joaquim e de Sant’Ana, ambos bem decorados. As imagens entraram na Catedral aos gritos de Viva a Padroeira de Santana e também de aplausos. 

Confira a mensagem de dom Pedro para o dia de Santana

A solenidade marca o encerramento da festa da padroeira da cidade, que teve início no último dia 17. Este é a primeira Festa de Santana sob a direção do padre Dorival Aparecido de Moraes tomou posse, em abril úlltimo, nos cargos de pároco e cura da Catedral de Santana

“Pedimos aos avós de Jesus, a interceção por todos os avós, por todos os idosos”, disse o bispo dom Pedro na homilia. Ele pediu pela interceção pelo fim da pandemia e também por todos os profissioanis da saúde, neste momento delicado. 

A Diocese garantiu seguir com atenção aos cuidados e as orientações das autoridades de saúde para evitar a propagação da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas, ao respeitar a capacidade máxima permitida. O controle foi feito pela ordem de chegada das pessoas.

As transmissões ao vivo têm sido bem aceitas. Internautas aproveitam a ferramenta para interagir com os demais, pedirem orações e publicarem comentários com dizeres como “Viva Santana!”.

No Brasil, hoje também é comemorado o dia dos avós, aqueles que sempre dão colo e carinho, em homenagem ao casal, os avós de Jesus Cristo. 

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) foi convidado para discursar e disse se alegrar em “ver a crença das pessoas de que a pandemia irá passar”. “Fico muito feliz em rever a nossa catedral repleta de fieis”, disse o político, que agradeceu o bispo Stringhini. Também estiveram presentes os festeiros da Festa do Divino de 2022, Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva.

Por volta das 19h40, os fiéis saíram em processião. Sob as badaladas dos sinos, os andores foram carregados nos arredores da Catedral, antes da benção final.

LEIA TAMBÉM: Padre Emerson melhora e poderá deixar a UTI

Veja Também