Celebração será realizada às 19h na Catedral de Santana; dom Paulo faleceu aos 93 anos e criou quatro paróquias no período de gestão da Diocese de Mogi.
Dom Paulo Mascarenhas Roxo foi o terceiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e morreu há um ano (Foto: arquivo / O Diário)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Celebração será realizada às 19h na Catedral de Santana; dom Paulo faleceu aos 93 anos e criou quatro paróquias no período de gestão da Diocese de Mogi.
Dom Paulo Mascarenhas Roxo foi o terceiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e morreu há um ano (Foto: arquivo / O Diário)
Há um ano, a Diocese de Mogi das Cruzes perdeu o terceiro bispo que respondeu pela Igreja Católica na região do Alto Tietê, o mineiro dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem. Nesta quinta-feira (1º), às 19h, o bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringini celebra uma missa em memória de Dom Paulo, na Catedral de Santana.
Dom Paulo Mascarenhas Roxo faleceu aos 93 anos no dia 1 de junho do ano passado na Capital, onde esteve internado por cerca 20 dias.
Foi o terceiro bispo de Mogi das Cruzes e esteve à frente da Diocese por 14 anos,. Foi nomeado em 07 de dezembro de 1989, tomou posse em 11 de fevereiro de 1990, e governou até agosto de 2004.
Como bispo diocesano, segundo a Diocese de Mogi das Cruzes, ele foi o responsável pela organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral que tinha como objetivo fortalecer a pastoral de conjunto; a reorganização da divisão das regiões pastorais; a mudança de local do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus (que ficava na Rua Ipiranga, onde, atualmente, está a Residência Episcopal) para o Centro de Convivência Tabor, e assim, atender a demanda de seminaristas que crescia; e a criação da tradicional Festa do Seminário.
Dom Paulo também lançou o informativo diocesano “A Caminho” e a primeira versão da página na internet da Diocese. E em 1994, a Diocese sediou o Encontro da Juventude da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM) e o Encontro Nacional dos Presbíteros e Diáconos Negros. Em 1999, no dia 26 de dezembro, deu início às comemorações do Ano Jubilar pelo Segundo Milênio da Encarnação de Jesus Cristo, proclamado pelo então Papa João Paulo II (São João Paulo II), e em 27 de julho de 2000, decretou a abertura do 1º Sínodo Diocesano, com o tema “O Espírito fala às Igrejas”, na carta aos fiéis, dom Paulo destacou os momentos pelos quais a Igreja e o país passavam, como a chegada do Novo Milênio, os 500 anos de evangelização no Brasil e o desafio de ser Igreja.
Foi durante a gestão dele, ainda que foram criadas quatro novas paróquias: Paróquia Pessoal São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Itaquaquecetuba), Paróquia Territorial São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes) e a Paróquia São Francisco de Assis (Suzano).
Trabalhou para que a Diocese tivesse um colégio católico, que aconteceu em 26 de setembro de 2003, com a fundação do Colégio Diocesano Paulo VI.
A Catedral Diocesana Santana está localizada à Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes
Tel: 2312-6007
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .