Um dos mais antigos e conhecidos barbeiros da região central, Antonio Machado dos Reis, o Mineiro Barbeiro, como era chamado, foi sepultado hoje (3), às 10 horas, em Mogi das Cruzes, em cerimônia acompanhada apenas pelos familiares, durante o cortejo entre o velório e o Cemitério da Saudade. Ele tinha 71 anos e deixa a esposa, Maria Natividade, as filhas Bruna, Samanta, Cássia e Estela, seis netos e um bisneto.

Nascido em Itapecerica (MG), o profissional colecionou clientes ao longo da carreira. Bom de conversa, atendeu politicos, médicos e empresários, e fez muitas amizades com vereadores e servidores públicos. A localização da barbearia, no número 404 da rua Cândido Vieira, no bairro do Shangai, nas proximidades dos prédios da Prefeitura e Câmara, favoreceu a manutenção dessa agenda de contatos..

Nas redes sociais, algumas pessoas lamentaram a morte do "Mineirinho", como também era conhecido. 

Durante a pandemia da Covid-19. o cabeleireiro sentiu o impacto do afastamento da atividade profissional. "Ele ficou muito depressivo", comentou a filha Bruna. Porém, "se cuidava demais, e ficava de máscara dentro de casa". reforçou.

Segundo ela, no último dia 22, ao sentir fortes dores nas costas, ele foi ao médico. Os exames confirmaram que ele havia contraído o coronavírus, duas semanas antes e não percebeu a doença. "Como ele não sentiu nada, somente quando fez um exame do pulmão foi acusado o comprometimento do órgão", comentou.

Ele foi internado no dia 24 na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Diabético e hipertenso, o quadro de saúde se agravou, levando-o a um leito de UTI. Mas, o tratamento intensivo não delebou as sequelas da doença.

A família dele reside na região central, e nenhuma das filhas seguiu a profissão do pai que atendeu políticos como Valdemar Costa Filho, o Boy, vereadores e secretários municipais como Marcello (Teo) Cusatis e José Luis Freire de Almeida. O destino da barbearia poderá ser o fechamento.

"Foram ao menos 35 anos de amizade. Homem do bem e de família . Vá em paz meu amigo " Mineirinho"

Mineiro Barbeiro, por aqui seus amigos estarão sempre perto de todos os seu", escreveu Teo Cusatis, em suas redes sociais. Ele começou a cortar o cabelo com o profissional aos 8 anos.

Essa fidelidade, na relação entre profissional e cliente, era uma marca pessoal. Mineiro atendeu muitas pessoas em casa, quando estas não podiam se dirigir até a barbearia. Caso, por exemplo, do diretor-fundador deste jornal, Tirreno Da San Biagio (1932-2015).

Balanço

Mogi das Cruzes já perdeu 912 moradores para a Covid desde março passado, segundo balanço atualizado na tarde hoje (3), pela Prefeitura. Nas últimas 24 horas, foram três óbitos, uma redução em comparação com o balanço de sexta-feira (2), quando foram 14 vítimas fatais. Os números dos finais de semana, no entanto, costumam ser represados.