Entrar
Perfil
ABASTECIMENTO

Manutenção do Semae, que seria nesta terça, é adiada

Para o serviço, seria necessária uma interrupção que afetaria 78 bairros de Mogi das Cruzes; Nova data ainda será definida.

O Diário
13/03/2022 às 08:03.
Atualizado em 14/03/2022 às 09:57

O Semae adiou as obras de modernização no processo de filtração e também as manutenções preventivas (Divulgação - Prefeitura de Mogi das Cruzes)

Nesta terça-feira (15), o abastecimento de água seria interrompido para 78 regiões, entre bairros e distritos, de Mogi das Cruzes. A interrupção é necessária para a realização de obras de melhorias no processo de filtração da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Os trabalhos, porém, foram adiados e ainda não têm uma data para serem realizados.

O Semae adiou as obras de modernização no processo de filtração e também as manutenções preventivas que estavam previstas. O abastecimento seguirá normal. Os serviços programados são para melhorar o atendimento oferecido à população – uma nova data para os trabalhos será agendada e o período de paralisação será divulgado com antecedência.

Assim que acontecer a paralisação, a autarquia deverá realizar uma série de manutenções preventivas em suas unidades de captação, tratamento e reserva de água para garantir o bom funcionamento das estruturas e equipamentos.

Para as obras de modernização, o Semae substituirá válvulas dos sistemas de filtragem da ETA Centro.

Já os serviços preventivos, também na ETA Centro, incluirão a limpeza e desinfecção do reservatório e instalação de macromedidor (hidrômetro de grande porte) do sistema de bombeamento.

A autarquia também fará a manutenção preventiva das cabines de energia elétrica da ETA Centro, ETA Leste, reservatório da Vila Natal e Estação de Captação, no rio Tietê, e em válvula na rede de distribuição da rua Coronel Cardoso de Siqueira.

Mesmo com a possível paralisação, quem tem caixa d’água não deverá ter a rotina alterada. Ter um reservatório em casa é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa d’água com capacidade para, pelo menos, mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água pela rede.

Ainda assim, o Semae recomenda aos moradores utilizar com economia o volume armazenado, sobretudo nos dias que antecedem a parada para que, desta forma, as caixas d’água permaneçam cheias e garantam o abastecimento no dia das obras.

Entre os procedimentos que podem ser adotados para economizar estão a redução do tempo de banho, evitar a limpeza de carros e quintais e combater o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e de roupas.

Para mais informações, o telefone da autarquia é o 115.

Durante a futura interrupção, os bairros afetados serão:

Distritos de César de Souza e Sabaúna, incluindo Botujuru
Alto da Boa Vista
Alto da Glória
Alto do Ipiranga
Caixa d'Água Velha
Caminho do Mar
Centro
Chácara das Flores
Cidade Jardim
Conjunto Álvaro Bovolenta
Conjunto Nova Bertioga
Conjunto São Sebastião
Conjunto Seki
Conjunto Thaysa
Conjunto Cocuera
Estância dos Reis
Fazenda Rodeio (condomínio Bella Citta)
Jardim Aracy
Jardim Armênia
Jardim Avenida
Jardim Camila
Jardim Jussara
Jardim Maricá
Jardim Mogi
Jardim Nair
Jardim Nathalie
Jardim Náutico
Jardim Paraíso
Jardim Paulista
Jardim Primavera
Jardim Rodeio
Jardim Rubi
Jardim Santa Carolina
Jardim Santista
Jardim São Francisco
Jardim Veneza
Loteamento Alvorada
Loteamento João Villanova
Loteamento Nova Mogilar
Nova Estância
Parque Monte Líbano
Parque Morumbi
Ponte Grande
Residencial Itapeti
Real Park
Real Park Tietê
Residencial Algarve
Residencial Nair
Socorro
Vila Áurea Maria
Vila Avignon
Vila Brasileira
Vila Caputera
Vila Celeste
Vila Cidinha
Vila da Prata
Vila Flávio
Vila Jafet
Vila Melchizedec
Vila Mogi Moderno
Vila Mogilar
Vila Nancy
Vila Natal
Vila Nova União
Vila Oliveira
Vila Oroxó
Vila Partênio
Vila Pomar
Vila Ressaca
Vila Rubens
Vila São Francisco
Vila São João
Vila São Sebastião
Vila Sarah Avignon
Vila Socorro Velho
Vila Victória

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por