Diário Logo

Notizia Logo

Levantamento do Detran.SP aponta queda de 13,8% nas mortes em acidentes com bicicletas

Um levantamento realizado pelo sistema Infosiga do Respeito à Vida, programa do Governo de São Paulo gerenciado pelo Detran.SP, mostra que houve uma queda no número de mortes de ocupantes de bicicletas no Estado. Na comparação entre os meses de janeiro a julho de 2019 e o mesmo período de 2022, a redução nos óbitos […]

22 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

Um levantamento realizado pelo sistema Infosiga do Respeito à Vida, programa do Governo de São Paulo gerenciado pelo Detran.SP, mostra que houve uma queda no número de mortes de ocupantes de bicicletas no Estado.

Na comparação entre os meses de janeiro a julho de 2019 e o mesmo período de 2022, a redução nos óbitos de ciclistas no território paulista foi de 13,8%, caindo de 218 para 188. Também se verifica diminuição nos acidentes fatais com bicicleta na Região Metropolitana de São Paulo, que registrou 47 óbitos nos sete primeiros meses de 2019 e 44 até julho deste ano, uma queda de 6,4%.

O ciclismo está entre as modalidades mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, dentre outras, graças à melhoria que promove no condicionamento físico e na capacidade cardiorrespiratória.

Hierarquia a ser respeitada

De acordo com Ricardo Neres Machado, diretor-geral da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), apesar de os números apontarem queda nos óbitos em acidentes de trânsito envolvendo bicicletas no Estado, pedalar em áreas urbanas, principalmente na capital paulista, ainda está longe de ser seguro. “O ciclista pode e deve ocupar a pista, mas a impressão muitas vezes é de que somos obstáculos no caminho dos veículos motorizados”, afirma. Para ele, há uma hierarquia a ser respeitada no trânsito. “O maior protege o menor, e nenhuma pessoa deveria estar habilitada a dirigir sem plena consciência disso. Esses pontos não só vão trazer mais segurança aos ciclistas como também vão estimular novas pessoas a pedalar em São Paulo.”

Veja Também