Diário Logo

Notizia Logo

Legislativo quer intensificar fiscalização em comércio de ferro-velho em Mogi

Para tentar combater os furtos de fios em Mogi das Cruzes, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, em sessão realizada nesta terça-feira (06), uma moção de apelo endereçada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pedindo maior controle sobre ferros-velhos na cidade para coibir furtos, roubos e receptações de objetos como tampas de poços […]

6 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Para tentar combater os furtos de fios em Mogi das Cruzes, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, em sessão realizada nesta terça-feira (06), uma moção de apelo endereçada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pedindo maior controle sobre ferros-velhos na cidade para coibir furtos, roubos e receptações de objetos como tampas de poços de visita, fios metálicos, geradores, transformadores, placas metálicas etc.

Um dos autores da moção, vereador Mauro Yokoyama (PL), afirma que só assim vai ser possível combater essa prática e proteger muitos moradores da cidade.

No documento assinado também pelos vereadores Maurino José da Silva e Eduardo Otto, ambos do Podemos, os autores alegam que esses materiais são subtraídos com frequência de postes de energia para revenda, prejudicando os cidadãos, que ficam sem os serviços básicos como telefone e fornecimento de energia. Além disso, observa que os crimes costumam causar prejuízos também a entidades públicas e privadas.

Yokoyama disse que inicialmente elaborou um projeto de lei, que já estava em tramitação na Casa, mas por se tratar de uma decisão que tem que ser tomada na esfera estadual Estado, a alternativa foi fazer a moção.

A solicitação é feita diretamente ao deputado estadual Marcos Damásio (PL), com pedido para que ele apresente na Assembleia Legislativa um projeto de lei que possa aumentar o controle

“A medida contra os ferros velhos vai coibir os furtos, evitando a comercialização dos fios”, reforça o vereador do PL, sugerindo que os estabelecimentos funcionam com receptador do material.

UBS

Durante a sessão, que não teve nenhum projeto de lei na pauta de votação, foi aprovada também uma indicação do vereador José Luiz Furtado (PSDB) que pede a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila da Prata.

Ele alega que a estrutura não comporta mais a demanda de moradores do entorno, já que além da Vila, a unidade também os bairros São Sebastião e Parque Morumbi.   

Automutilação

O presidente da Comissão de Assistência Social do Legislativo, vereador Osvaldo Antonio da Silva (Republicanos) informou que na próxima sexta-feira, às 9 horas, será realizado no auditório da Câmara, um evento para combater a automutilação, uma prática que vem aumentando especialmente entre adolescentes.

Um dos autores da moção, vereador Mauro Yokoyama (PL), afirma que só assim vai ser possível ter maior controle sobre os produtos comercializados nesses estabelecimentos para combater essa prática e proteger os moradores, entidades públicas e privadas da cidade

No documento assinado também pelos vereadores Maurino José da Silva e Eduardo Otto, ambos do Podemos, os autores alegam que esses materiais são subtraídos com frequência de postes de energia para revenda, prejudicando os cidadãos, que ficam sem os serviços básicos como telefone e fornecimento de energia. 

Yokoyama disse que inicialmente elaborou um projeto de lei, que já estava em tramitação na Casa, mas por se tratar de uma decisão que tem que ser tomada na esfera estadual Estado, a alternativa foi fazer a moção enderaçada ao deputado Marcos Damásio (PL).

“A medida contra os ferros velhos vai coibir os furtos, evitando a comercialização dos fios”, reforça o vereador do PL, sugerindo que os estabelecimentos funcionam com receptador do material.

 

   

Veja Também