Diário Logo

Notizia Logo

Legislativo pede ampliação de policiamento em Mogi

A Câmara de Mogi quer que o Governo do Estado intensifique o policiamento na cidade para ampliar a fiscalização para reduzir a criminalidade no Município. Para isso, o Legislativo aprovou, durante a sessão desta quarta-feira (04), uma moção de apelo à Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando aumento do número de vaga no programa Diária […]

5 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

A Câmara de Mogi quer que o Governo do Estado intensifique o policiamento na cidade para ampliar a fiscalização para reduzir a criminalidade no Município. Para isso, o Legislativo aprovou, durante a sessão desta quarta-feira (04), uma moção de apelo à Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando aumento do número de vaga no programa Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial.

O programa da Dejem corresponde a oito horas contínuas de atividades de polícia ostensiva dos policias, fora da jornada normal de trabalho policial, limitada à execução de, no máximo, dez diárias mensais.

A iniciativa é do vereador Maurino José da Silva (PODE), que fez carreira como policial militar. “Já vínhamos falando sobre o problema da escassez de efetivo na Polícia Militar do Estado de São Paulo devido aos anos sem concurso público. Esta é uma forma paliativa de dar aos nossos munícipes mais tranquilidade, até que seja realizado novo concurso público”, explicou.

Segundo ele, os casos de furtos e roubos vem aumentando na cidade. Um levantamento apresentado pelo legislador aponta, entre janeiro e dezembro de 2021, ocorreram 3.507 furtos na cidade. Em 2020, esse mesmo índice era de 2.668 casos. Isso significa que, na comparação 2021/2022, houve expansão de 23,3% nos episódios de furtos no município.

O total de roubos, de acordo com Maurino, também aumentaram, com 13,7% de expansão em 2021 (1.192) mediante os 1.028 casos em 2020. “É uma diferença de 164 ocorrências a mais. E, no corrente ano, continua o aumento dos números nos casos de furtos. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2022, houve elevação de 22% nesses casos”, enfatiza ele, no texto da moção.

Durante a discussão a matéria, em plenário, ele contou que também recebeu o vídeo que circulou na cidade, mostrando a ação de dois indivíduos que agrediram um jovem e roubaram seu celular aqui em Mogi por volta das 7h da manhã.

O vereador Edson Alexandre Pereira (MDB), o Edinho do Salão, observou que, “além dos roubos terem crescido, muitos prédios públicos estão sendo invadidos e furtados, são postos de saúde, escolas, creches. As pessoas querem bases comunitárias ou a presença de guardas municipais nos bairros, mas precisamos entrar com todas as secretarias juntas e criar políticas públicas em todas as áreas”.

 

Para a vereadora Inês Paz (PSOL) se o problema é a falta de pessoal é preciso que o Governo do Estado cumpra com a sua parte, invista no funcionalismo público, realize o concurso público na área da Segurança e ofereça as condições necessárias para que seja prestado um serviço de qualidade.

Na opinião do vereador Clodoaldo de Moraes (PL), a moção ao Governo de São Paulo “deveria ser de repúdio ao descaso que tem tido com a nossa cidade”. Ele citou problema nas áreas de Saúde e no transporte ferroviário. “É obrigação do Estado oferecer serviços públicos de forma decente para a população. Mogi das Cruzes é a maior cidade do Alto Tietê e é a cidade com o menor número de policiais em atuação, isso causa um sentimento muito forte de insegurança entre os munícipes”, enfatizou.

Com a aprovação da moção, o pedido pelo aumento de vagas de DEJEM será encaminhado ao governador do estado, Rodrigo Garcia, e ao comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Ronaldo Miguel Vieira.

 

Veja Também