Prefeitura aplica o IPCA de outubro de 2021 a setembro de 2022 no imposto que será cobrado de 140 mil propriedades
Prefeitura estima que cerca de 140 mil carnês serão entregues até o final deste mês (Arquivo - O Diário)
A Prefeitura divulgou na manhã desta quinta-feira (5) que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 será reajustado pela inflação, sem aumento real.
A Prefeitura aplicará o menor índice inflacionário apurado no período de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022: 7,17%, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contribuintes sem dívida poderão ter um desconto de R$ 5% no valor quitado à vista.
A previsão da Secretaria Municipal de Finanças é iniciar o envio dos cerca de 140 mil carnês no final de janeiro.
O pagamento poderá ser feito em cota única ou em até dez parcelas (de março a dezembro).
O vencimento da primeira parcela ou da cota única será nos dias 8, 9 e 10 de março. As datas específicas são informadas nos carnês, pois variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.
Benefícios
O contribuinte em dia com o imposto até 30 de setembro de 2022 tem direito a 5% de desconto no IPTU 2023, mesmo se pagar parcelado (desde que o pagamento seja até a data de vencimento).
Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a mais 5%, totalizando 10% de dedução. É bem vantajoso – o IPVA, por exemplo, que é um imposto estadual, oferece 3% de desconto para quem paga à vista.
Quem não estiver em dia, mas pagar o IPTU em cota única, tem direito a 5% de abatimento no valor.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .