MENU
BUSCAR
FISCALIZAÇÃO

Ipem fiscaliza provetas de postos de combustíveis em Mogi

A fiscalização confere as medidas materializadas de volume, geralmente graduadas em milímetros ou centímetros cúbicos

DiárioPublicado em 10/05/2021 às 16:10Atualizado em 10/05/2021 às 16:13
Divulgação/Ipem
Divulgação/Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP)  realizou nesta segunda-feira (10), a verificação inicial de 50 provetas de vidro graduadas em 100 mililitros utilizadas em postos de combustíveis, na sede da empresa IVM Brasil, em Mogi das Cruzes, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Os instrumentos foram aprovados. 

Entre os diversos tipos, modelos e capacidades volumétricas existentes, apenas a proveta de vidro de 100 mililitros, com boca esmerilhada e tampa, para medição da quantidade de teor de etanol anidro na gasolina, está sujeita à metrologia legal. Ela é utilizada nos postos de combustíveis para conferir a qualidade do produto. 

Por estar sujeita à metrologia legal, esta proveta precisa passar por verificação inicial e subsequente conforme a Portaria Inmetro nº 528/2014.  Aqui no Estado de São Paulo cabe ao Ipem-SP proceder à sua verificação. A verificação subsequente é feita a pedido do usuário. 

A verificação inicial é feita geralmente no fabricante com a verificação de diversos itens:  

Ensaio visual - verifica-se qualquer defeito ou imperfeição que interfira no desempenho da proveta, como inscrições defeituosas e duplicidade de identificação. 

Ensaio dimensional - verifica-se a conformidade das provetas com as dimensões estabelecidas em tabela própria do Regulamento Técnico Metrológico da portaria citada. 

Análise do Certificado de Calibração - as provetas apresentadas para verificação inicial devem ter Certificado de Calibração emitido por Laboratório Acreditado no escopo específico.

Para ser aprovada em verificação inicial, os erros apresentados na calibração não devem ultrapassar o erro máximo admissível de ±0,20 ml nos valores nominais 50 ml, 60 ml, 62 ml e 100 ml. 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto na regional norte da capital.  

Ipem-SP  

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e instrumentos. É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

ÚLTIMAS DE Cidades