Em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho - Portugal (POLObs), atividades presenciais serão coordenadas por Manuel Gama, que é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura
Atividades presenciais serão realizadas no Sesc Mogi (Arquivo O Diário - Eisner Soares)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho - Portugal (POLObs), atividades presenciais serão coordenadas por Manuel Gama, que é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura
Atividades presenciais serão realizadas no Sesc Mogi (Arquivo O Diário - Eisner Soares)
Workshops e sessões de mentorias presenciais do curso "Projetos Culturais em Rede e a Agenda 2030" serão realizadas no no Sesc Mogi das Cruzes. As atividades são coordenadas por Manuel Gama, que é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, e estão alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015.
Manuel, que também tem pós-doutorado pela Universidade do Minho, coordena o 2CN-CLab e é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs, CECS-UM), ministrará dois workshops, com a duração de 2h cada, no mês de abril.
Antes disso, a agenda também envolve açõs online em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho - Portugal (POLObs).
Agenda 2030
Aprovada pela ONU em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas, é um contrato social mundial com o objetivo de resolver necessidades sociais. Trata-se de uma agenda abrangente e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável com vistas a promover a paz, a justiça e a consolidação de instituições eficazes.
O Curso
Oferecido em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho - Portugal (POLObs), o curso em formato híbrido (online e presencial), tem por objetivo sensibilizar e capacitar profissionais e organizações do setor cultural para a importância de se desenvolver projetos culturais alinhados com a Agenda 2030.
Com uma metodologia ativa, colaborativa e participativa de construção coletiva de conhecimento, a oficina visa contribuir para a apropriação da Agenda 2030 pelos profissionais do setor cultural.
As Oficinas 2CN-CLab integram três componentes: 6 webinars (plataforma Zoom), 2 workshops presenciais, 2 mentorias presenciais e 1 seminário de encerramento. E os encontros presenciais serão realizados no Sesc Mogi das Cruzes.
Os seis webinars tem a duração de 2 horas cada e propõem uma aproximação à Agenda 2030, através da discussão teórico-prática realizada a partir de textos, documentos internacionais e depoimentos de vídeo que enquadram os elementos chave do projeto e se debruçam sobre a relação da cultura com a Agenda 2030.
Programação Online
17/3 - Webinar 1: Cultura e Desenvolvimento: aproximação e operacionalização conceitual
24/3- Webinar 2: Da Agenda 21 à Agenda 2030: a presença da cultura em alguns documentos internacionais sobre o desenvolvimento sustentável.
31/3 - Webinar 3: Contribuições da Cultura 21 - Ações e indicadores do Manual Metodológico da Unesco de 2014.
7/4 - Webinar 4: Do Manual Metodológico de Indicadores da Unesco de 2014 ao Cultura 2030 - Indicadores.
14/4 - Webinar 5: Cultura 2030 - Indicadores.
20/4 - Webinar 6: Cultura de redes culturais: as redes como estratégia para a apropriação da Agenda 2030 pelos profissionais da cultura e para a incorporação da cultura na Agenda 2030.
Programação Presencial
De 25/4 a 29/4 serão realizados workshops e sessões de mentorias presenciais no Sesc Mogi das Cruzes, das 14h às 16h.
Os dois workshops, com a duração de 2h cada - componente com uma dimensão eminentemente prática, que visa gerar ideias de projetos culturais em rede a partir da Agenda 2030 - trata-se de uma atividade colaborativa desenvolvida em grupos criados durante a primeira etapa das oficinas.
25/4, 14h às 16h - Workshop 1: Contribuições individuais para o projeto coletivo. Identificação de nós estratégicos do projeto a desenvolver a partir da Agenda 2030. Análise do contexto de intervenção à luz da Agenda 2030: da identificação de necessidades à definição de um objetivo estratégico.
27/4, 14h às 16h - Workshop 2: Desenho de um projeto cultural em rede que, a partir dos nós estratégicos e do objetivo estratégico, contribua para se cumprir uma meta específica da Agenda 2030.
26/4 e 28/4 - As duas sessões de mentoria, com a duração de 30 minutos cada, serão realizadas em horário a definir, em formato presencial, para cada um dos grupos de trabalho criados para gerar ideias de projetos culturais com o enquadramento da Agenda 2030.
29/4, das 14h às 16h - Seminário de encerramento da Oficinas 2CN-CLab
Manuel Gama é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, com pós-doutorado pela Universidade do Minho. Coordena o 2CN-CLab e é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs, CECS-UM).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .