Diário Logo

Notizia Logo

Inédito em Mogi, curso internacional grátis aproxima professores e produtores culturais

Workshops e sessões de mentorias presenciais do curso “Projetos Culturais em Rede e a Agenda 2030” serão realizadas no no Sesc Mogi das Cruzes. As atividades são coordenadas por Manuel Gama, que é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, e estão alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015. […]

11 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Workshops e sessões de mentorias presenciais do curso “Projetos Culturais em Rede e a Agenda 2030” serão realizadas no no Sesc Mogi das Cruzes. As atividades são coordenadas por Manuel Gama, que é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, e estão alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015.

Manuel, que também tem pós-doutorado pela Universidade do Minho, coordena o 2CN-CLab e é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs, CECS-UM), ministrará dois workshops, com a duração de 2h cada, no mês de abril. 

Antes disso, a agenda também envolve açõs online em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho – Portugal (POLObs).

 

Agenda 2030

Aprovada pela ONU em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas, é um contrato social mundial com o objetivo de resolver necessidades sociais. Trata-se de uma agenda abrangente e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável com vistas a promover a paz, a justiça e a consolidação de instituições eficazes.

 

O Curso

Oferecido em parceria com o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho – Portugal (POLObs), o curso em formato híbrido (online e presencial), tem por objetivo sensibilizar e capacitar profissionais e organizações do setor cultural para a importância de se desenvolver projetos culturais alinhados com a Agenda 2030.

Com uma metodologia ativa, colaborativa e participativa de construção coletiva de conhecimento, a oficina visa contribuir para a apropriação da Agenda 2030 pelos profissionais do setor cultural.

As Oficinas 2CN-CLab integram três componentes: 6 webinars (plataforma Zoom), 2 workshops presenciais, 2 mentorias presenciais e 1 seminário de encerramento. E os encontros presenciais serão realizados no Sesc Mogi das Cruzes.

Os seis webinars tem a duração de 2 horas cada e propõem uma aproximação à Agenda 2030, através da discussão teórico-prática realizada a partir de textos, documentos internacionais e depoimentos de vídeo que enquadram os elementos chave do projeto e se debruçam sobre a relação da cultura com a Agenda 2030.

Programação Online

17/3 – Webinar 1: Cultura e Desenvolvimento: aproximação e operacionalização conceitual

24/3- Webinar 2: Da Agenda 21 à Agenda 2030: a presença da cultura em alguns documentos internacionais sobre o desenvolvimento sustentável.

31/3 – Webinar 3: Contribuições da Cultura 21 – Ações e indicadores do Manual Metodológico da Unesco de 2014.

7/4 – Webinar 4: Do Manual Metodológico de Indicadores da Unesco de 2014 ao Cultura 2030 – Indicadores.

14/4 – Webinar 5: Cultura 2030 – Indicadores.

20/4 – Webinar 6: Cultura de redes culturais: as redes como estratégia para a apropriação da Agenda 2030 pelos profissionais da cultura e para a incorporação da cultura na Agenda 2030.

Programação Presencial

De 25/4 a 29/4 serão realizados workshops e sessões de mentorias presenciais no Sesc Mogi das Cruzes, das 14h às 16h.

Os dois workshops, com a duração de 2h cada – componente com uma dimensão eminentemente prática, que visa gerar ideias de projetos culturais em rede a partir da Agenda 2030 – trata-se de uma atividade colaborativa desenvolvida em grupos criados durante a primeira etapa das oficinas.

25/4, 14h às 16h – Workshop 1: Contribuições individuais para o projeto coletivo. Identificação de nós estratégicos do projeto a desenvolver a partir da Agenda 2030. Análise do contexto de intervenção à luz da Agenda 2030: da identificação de necessidades à definição de um objetivo estratégico.

27/4, 14h às 16h – Workshop 2: Desenho de um projeto cultural em rede que, a partir dos nós estratégicos e do objetivo estratégico, contribua para se cumprir uma meta específica da Agenda 2030.

26/4 e 28/4 – As duas sessões de mentoria, com a duração de 30 minutos cada, serão realizadas em horário a definir, em formato presencial, para cada um dos grupos de trabalho criados para gerar ideias de projetos culturais com o enquadramento da Agenda 2030.

29/4, das 14h às 16h – Seminário de encerramento da Oficinas 2CN-CLab

Manuel Gama é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, com pós-doutorado pela Universidade do Minho. Coordena o 2CN-CLab e é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs, CECS-UM).

Veja Também