Diário Logo

Notizia Logo

Igrejas abrem as portas aos sem-teto e arrecadam cobertores

As paróquias de São Sebastião, em Mogi das Cruzes, e Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos, ampliaram as iniciativas dedicadas a pessoas em situação de rua. Em parceria com entidades que já desenvolvem ações endereçadas a essa parcela da população, como a Comunidade de Vida Miraga (que une as iniciais dos anjos Miguel, […]

30 de julho de 2021

Reportagem de: O Diário

As paróquias de São Sebastião, em Mogi das Cruzes, e Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos, ampliaram as iniciativas dedicadas a pessoas em situação de rua. Em parceria com entidades que já desenvolvem ações endereçadas a essa parcela da população, como a Comunidade de Vida Miraga (que une as iniciais dos anjos Miguel, Rafael e Gabriel), as igrejas foram incentivadas por dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes, a abrirem as portas, se necessário, e também desenvoler ações como a distribuição de sopas e cobertores, para aplacar as necessidades dessas pessoas durante as noites mais frias.

Em um vídeo, dom Pedro cita os projetos já realizados pela Casa de Francisco e Miraga, e envia a mensagem aos padres da Diocese. “Por causa do frio muito rigoroso e pensando na população de rua desabrigada, que não está em casa, e até na população que está em casa, e não tem cobertor, eu agradeço as pessoas que já trabalham em favor dos desabrigados, Abomoras, freis e irmãs da Fraternidade dos Pobres, Casas de Assis e do Cristo Acolhedor, e de tantas outras. Se necessário, eu penso que podemos fazer um gesto ainda a mais, abrindo as portas das nossas igrejas e, quem sabe, até, oferecendo, primeiro o abrigo, para passar a noite, se necessário e um alimento quente”.

O bispo lembrou as palavras de Cristo, que disse um dia, “tive fome, me destes de colher, e para que possa dizer, ‘tive frio e fui acolhido'”.

Os padres responsáveis pelas paróquias de São Sebastião, Cármine Mosca, e Orlando, da Nossa Senhora da Paz, estão respondendo à urgência que as baixas temperaturas impuseram e ao aumento da moradia de rua, durante a pandemia.

O missionário Claudemir Dimas da Silva, o irmão Jefté, que há 8 anos atua no atendimento à comunidade que vive nas ruas, conta que ontem mesmo, o grupo conseguiu recolher mais pessoas. Porém, como não havia para onde mais levá-las, o trabalho nas ruas terminou por volta das 23 horas.

Ainda assim, pessoas como um casal, que estava próximo à sede da Diocese, na rua Ipiranga, aceitou o convite e foi para a casa Miraga, que fica no Conjunto Santo Angelo. Neste local, os missionários atendem um grupo de 30 famílias carentes.

Na noite desta sexta-feira (30), o missioncário afirma que a expectativa é utilizar as dependências da paróquia de São Sebastião.

Desde o ano passado, Jefté, que atua na distribuição de alimentos e cobertores a pessoas que vivem nas ruas, nota um aumento dessa população. “As pessoas ficaram sem ter como pagar o aluguel, e vão para as ruas”, comentou.

Doações

Para atender mais pessoas, o missionário pediu que as pessoas façam a doação de cobertores e agasalhos. A entrega pode ser feita na Paróquia São Sebastião, localizada à rua Pedro Paulo do Carmo, 357, no Conjunto São Sebastião. As entregas tambem podem ser feitas na creche existente em frente à paroquia, segundo o missionário Jefté.

O telefone da Comunidade de Vida Miraga para outras informações é (11) 9-3465-0433

 

Veja Também