Diário Logo

Notizia Logo

Gustavo Nogueira assume Secretaria de Esportes; André Saraiva será titular no Meio Ambiente

Novos nomes no secretariado e postos de comando na Prefeitura de Mogi das Cruzes são conhecidos, após dias de especulação sobre a reforma administrativa promovida pelo prefeito Caio Cunha (PODE). A substituição de titulares com menos de um ano à frente das secretarias mobiliza as atenções, sobretudo em áreas estratégicas e sensíveis, como a de […]

16 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

Novos nomes no secretariado e postos de comando na Prefeitura de Mogi das Cruzes são conhecidos, após dias de especulação sobre a reforma administrativa promovida pelo prefeito Caio Cunha (PODE). A substituição de titulares com menos de um ano à frente das secretarias mobiliza as atenções, sobretudo em áreas estratégicas e sensíveis, como a de Educação, que terá a Patricia Helen Gomes dos Santos como responsável (leia reportagem aqui).

Na Secretaria Muncipal de Esportes, chega Gustavo Nogueira, filho do conhecido comerciante e líder no setor do comércio varejista Ayrton Nogueira (1944-2016), que dará nome a um dos parques programados pelo projeto Viva Mogi (anteriormente conhecido como Mogi Ecotietê).

Ao apresentá-lo, o prefeito comentou sobre a experiência de Gustavo Nogueira na gestão de esportes, com a organização de corridas nacionais.

Em entrevista à Rádio Metropolitna, na manhã desta quarta-feira (16), Caio Cunha divulgou as mudanças e destacou as qualidades do futuro secretário, que possui experiência na realização de eventos esportivos. “O Rei da Montanha, que acontece aqui e vem gente de fora participar, é a empresa do Gustavo que organiza. É um cara de gestão e que tem feito trabalho muito significante junto com a gente”, disse o prefeito.

O atual titular Eweron Komatsubara, passará a responder pela diretoria municipal de Basquete.

As mudanças vinham sendo preparadas há algumas semanas, como destacou reportagem do jornalista Darwin Valente, de O Diário (confira aqui).

Já na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, sai a titular Michelle de Sá Vieira, e entra André Saraiva. O setor ganha mais braços com a atuação na proteção animal. “Ele já faz parte do quadro há muitos anos, já foi secretário e entra com novo desafio, porque nessa reformulação vai passar a chamar Meio Ambiente e Proteção Animal”, anunciou Caio.

André Saraiva já vinha atuando na pasta, possui experiência no setor de Meio Ambiente, e é filho de Aroldo Costa Saraiva, ex-secretário municipal da gestão do ex-prefeito Junji Abe. 

A pasta do Meio Ambiente tem sido demandada para a obtenção de licenciamento de obras públicas esperadas e com recursos financeiros já garantidos, como a construção dos parques no entorno do rio Tietê, no Nova Mogilar.

Já a pasta de Educação chega à terceira mudança na atual gestão com a saída de André Stábile, em meio às críticas sobre a falta de professores em 179 turmas da rede municipal.

Patrícia Helen, a nova secretária, atuava como diretora da Escola Municipal Professor Dermeval Arouca, no Jardim Ivete. A escolha de um nome da própria rede acena para uma resposta às cobranças sobre a proximidade do gestor desta pasta com a cidade e a rede municipal local.

Outros nomes são sondados para ocupar cargos como o de secretário municpal de Segurança, após o desligamento do delegado André Ikari, do comando da pasta. 

Veja Também