Entrar
Perfil
VOLTA ÀS AULAS

Guararema retoma as aulas presenciais das creches e escolas nesta quarta-feira (9)

Além do retorno nas escolas, a novidade é a retomada no funcionamento das creches, atendendo pedido de pais e mães do município

O Diário
07/02/2022 às 15:05.
Atualizado em 07/02/2022 às 15:05

Creches e escolas de Guararema retomam as aulas presenciais nesta quarta-feira (9) (Crédito fotos: Vitoria Mikaelli)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
VOLTA ÀS AULAS

Guararema retoma as aulas presenciais das creches e escolas nesta quarta-feira (9)

Além do retorno nas escolas, a novidade é a retomada no funcionamento das creches, atendendo pedido de pais e mães do município

O Diário
07/02/2022 às 15:05.
Atualizado em 07/02/2022 às 15:05

Creches e escolas de Guararema retomam as aulas presenciais nesta quarta-feira (9) (Crédito fotos: Vitoria Mikaelli)

A volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Guararema ocorrerá nesta quarta-feira (09) com o retorno de creches e escolas do município. A retomada foi discutida e aprovada pelo Comitê Administrativo Extraordinário Municipal Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Educação nas últimas semanas, que consideraram, entre outros fatores, o avanço da vacinação infantil no município, que abrange boa parte das crianças da Rede Municipal.

A novidade deste ano é a retomada das aulas presenciais nas creches de Guararema. Por conta da Covid-19, as creches permaneceram fechadas, apenas com aulas remotas, e agora retomam suas atividades presenciais, atendendo à solicitação de pais e mães.

Para assegurar a segurança de toda a comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação vem se preparando para o cumprimento dos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, em conformidade com os protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias locais e Secretaria da Educação, observando, sobretudo, as regras de higiene e uso correto da máscara.

A presença de crianças com comorbidades nas escolas não será obrigatória, mediante a apresentação de atestado médico.

“O retorno das aulas foi discutido com os diversos setores da Administração Municipal e chancelado para que ocorresse, de forma segura, organizada e eficiente”, diz o prefeito Zé. “A decisão da retomada não é uma exclusividade de Guararema, o assunto foi discutido no Condemat e estamos acompanhando o movimento da grande maioria das cidades da região que estão voltando com as atividades presenciais da Educação”, completa.

Dentre os protocolos exigidos pela Secretaria Municipal de Educação para o retorno das aulas (veja abaixo), uma recomendação se destaca: a de dar prioridade para o transporte particular das crianças para as creches e escolas, evitando o uso de transporte escolar coletivo. A Pasta solicita que, na medida do possível, a família priorize o uso de transporte particular, uma vez que quanto menos pessoas nos veículos coletivos, mais segurança haverá nas unidades escolares.

Modelo de retomada

Estudantes em idade não obrigatória, de 0 a 3 anos, frequentarão a escola em período parcial a partir da expressa autorização dos pais ou responsáveis legais por escrito. Já para os alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental o ensino presencial será obrigatório, com exceção dos estudantes com comorbidades comprovadas por meio de atestado médico. Mesmo assim, estes estudantes terão que desenvolver as atividades remotas propostas, via Google Classroom.

As atividades pedagógicas serão desenvolvidas na modalidade híbrida para todos os estudantes participantes do ensino presencial, uma vez que o ambiente virtual continuará a ser espaço de ensino e aprendizagem. A proposta não é extinguir o ensino tradicional, mas reunir em um ambiente, físico ou virtual, o melhor de ambos.

“Enquanto Rede Municipal de Ensino, estamos estruturados para o retorno seguro e eficiente das atividades escolares, tanto nas escolas quantos nas creches de Guararema”, explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “Com muitas novidades tanto no universo digital quando no físico temos certeza que vamos oportunizar vivência e conhecimento para nossas crianças, fatores que foram prejudicados nos últimos anos por conta da pandemia”, completa.

Dentre as diversas novidades para o ano letivo 2022, destaca-se o Aplicativo Set Brasil, que deve ser o principal meio de comunicação entre a escola e a família, de forma a colaborar para o desenvolvimento das habilidades digitais de toda a comunidade escolar.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por