Entrar
Perfil
LONGA ESPERA

Garcia promete licitar obras da estrada da Volta Fria em junho

Promessa foi feita pelo governador, no último sábado (7), durante visita a Itaquaquecetuba, em resposta a O Diário.

Darwin Valente
08/05/2022 às 16:47.
Atualizado em 08/05/2022 às 16:50

Garcia prometeu realizar a licitação das obras “agora no mês de junho” (Eisner Soares)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
LONGA ESPERA

Garcia promete licitar obras da estrada da Volta Fria em junho

Promessa foi feita pelo governador, no último sábado (7), durante visita a Itaquaquecetuba, em resposta a O Diário.

Darwin Valente
08/05/2022 às 16:47.
Atualizado em 08/05/2022 às 16:50

Garcia prometeu realizar a licitação das obras “agora no mês de junho” (Eisner Soares)

Prometidas pelo DER para serem iniciadas no mês de abril passado, as obras de recuperação da estrada da Volta Fria, voltaram a sofrer um novo adiamento, entre tantos que já ocorreram desde o início da atual administração estadual. 

Durante visita a Itaquaquecetuba, neste sábado (7), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) prometeu realizar a licitação das obras “agora no mês de junho”. 

Carregando...

Indagado pela repórter Silvia Chimello, de O Diário, sobre as obras de retificação e asfaltamento da estrada e a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, na região do bairro do Rio Abaixo, o governador prometeu abertura de concorrência no próximo mês e explicou:

“Nós tivermos uma série de desafios que foram vencidos no projeto executivo dessa obra e, por isso, nós não a licitamos antes. Agora foi finalizado o projeto  e vamos levar em licitação a estrada da Água (sic) Fria, agora no mês de junho na Fase Nove das Estradas Vicinais do DER”, disse Garcia.

As declarações do governador colocam em xeque as mais recentes informações do DER que, ao anunciar o início das obras na Volta Fria para abril, informou que o órgão estava concluindo a licitação do trabalho a ser realizado, com investimento previsto de R$ 39,3 milhões a ser aplicado numa extensão de 11,5 km, por meio do programa Novas Vicinais.

Na oportunidade, o DER informou também que tal valor não incluía a construção da nova ponte sobre o rio Tietê, no bairro do Rio Abaixo, para substituir a atual, que se encontra em precárias condições de conservação. De acordo com o órgão, a futura ponte deveria ser licitada separadamente, logo que o projeto executivo da obra, já em elaboração, estiver concluído

Com as novas informações do governador Rodrigo Garcia de que as obras ainda estão por serem licitadas, fica ainda mais difícil a conclusão dos serviços, prometidos no início do governo de João Doria (PSDB), dentro da atual administração.

A situação atual de total precariedade da estrada é resultado de uma série de adiamentos no início das obras, prometido pelo secretário João Octaviano, de Logística e Transportes, durante uma visita a Mogi das Cruzes, a convite do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), no início do atual mandato, em 2021.

As obras deveriam ter sido incluídas no primeiro grande pacote rodoviário destinado ao interior do Estado, mas acabou atrasando, por motivos não muito bem explicados. 

Um novo pacote foi divulgado e nele também não constava a estrada da Volta Fria e a sua ponte deteriorada.

Quando as esperanças se voltavam para outro anúncio, eis que surge a pandemia do novo coronavírus, obrigando que o Estado destinasse seus recursos quase que totalmente para o tratamento de uma enorme quantidade de pessoas contaminadas pelo vírus e para tentar evitar que o assustador número de mortes causadas pela doença aumentasse ainda mais no Estado.

Enquanto municípios cobravam cada vez mais leitos e respiradores e o Estado investia pesado na produção da primeira vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, ninguém sequer ousava falar de obras prometidas e não realizadas.

Mesmo assim, a Volta Fria continuou de fora de outro pacote rodoviário, divulgado ainda durante a pandemia.

Na verdade, o governo está chegando ao nono pacote de obras destinadas a estradas vicinais e somente agora, caso se confirme o anúncio de Rodrigo Garcia, as obras na Volta Fria serão finalmente iniciadas. Vale confiar e esperar para conferir.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por