Durante a tarde desta terça-feira (6), por pelo menos uma hora ininterrupta  um forte vazamento de água na rede adutora assustou quem passava pela esquina entre a rua Dr. Deodato Wertheimer e a avenida Pedro Machado, no bairro do Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes.

Ao final da tarde, o vazamento já tinha cessado. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) fez reparos para controlar a situação.

Em vídeo, O Diário mostra a cratera aberta no asfalto. Com o rompimento da adutora (conjunto de tubulações, conexões, peças, acessórios e dispositivos necessários para garantir o perfeito escoamento e transporte de água por conduto forçado), o líquido jorrava para cima, como um gêiser, com força, e atingia pelo menos três metros de altura. 

Após quase uma hora, uma equipe do Semae chegou ao local, onde também há dois agentes para coordenar o trânsito.

Um engenheiro do Semae, Murilo Sassaki, confirmou à reportagem que o problema é relacionado a "uma adutora nova" que está sendo testada para "abastecer o reservatório da Vila Moraes". Mais tarde, a autarquia disse, em nota, que o abastecimento é para a Vila Pomar.

"A gente estava aumentando gradualmente a carga nas bombas, só que em determinado momento a adutora rompeu", explicou ele, que garante que o abastecimento de água não será afetado no Mogi Moderno.