Diário Logo

Notizia Logo

Foi criada em Mogi uma data para homenagear o Atirador Desportivo

Mogi das Cruzes terá mais uma data incluída no calendário oficial do município. Trata-se do Dia do Atirador Desportivo, a ser comemorado anualmente em 3 de agosto, período programado para a realização de reuniões, palestras, seminários e eventos públicos municipais, para divulgar e esclarecer das atividades. O projeto de lei que institui a data, assinado […]

31 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes terá mais uma data incluída no calendário oficial do município. Trata-se do Dia do Atirador Desportivo, a ser comemorado anualmente em 3 de agosto, período programado para a realização de reuniões, palestras, seminários e eventos públicos municipais, para divulgar e esclarecer das atividades.

O projeto de lei que institui a data, assinado pelos vereadores Marcos Furlan (PODE) e Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL), foi aprovado por unanimidade durante a sessão realizada na tarde desta terça-feira (30). A categoria é representada em Mogi por meio de clubes de tiros desportivos que juntos congregam,

De acordo com Farofa, “a procura nos clubes do tiro da cidade tem aumentado muito na cidade nos últimos tempos por parte de pessoas interessadas em se preparar e se especializar para praticar essa modalidade esportiva”.  Ele disse ainda que diversas cidades já incluíram a data no calendário oficial, até porque existem hoje diversos campeonatos da modalidade.

Furlan deixou claro ainda que não se trata de armar as pessoas, mas sim de oficializar a pratica esportiva, para que seja implementado no município. Ele explica que a exemplo do que acontece com as artes marciais, a orientação aos praticantes é para usem apenas por motivo esportivo, como hobby, para se desestressar e até como incentivo ao esporte”.

A vereadora Inês Paz (PSOL) e o vereador Iduigues Martins (PT) deixaram claro que estavam aprovando o projeto de lei por se tratar exclusivamente de um esporte, e aproveitaram a oportunidade para criticar a política de armamento no País.     

Projeto

No texto de justificativa da os autores alegam que o Tiro Desportivo é um esporte de alto rendimento, que necessita de equilíbrio corporal, equilíbrio emocional, concentração, preparação física, além da defesa pessoal, extraindo sempre o melhor do atirador. Observam ainda que os atiradores brasileiros se figuram entre os melhores do mundo, e todos os anos tem representantes do País participando no exterior, principalmente nos Estados Unidos e Europa, de provas, torneios e campeonatos de alta performance.

Segue dizendo que esse esporte tem um valor histórico especial para o Brasil. Em 2 de agosto de 1920, lembrando que os competidores brasileiros garantiram as primeiras medalhas de bronze de prata e de ouro conquistadas por nossa nação em jogos Olímpicos

Para se tornal lei, o projeto precisa ser aprovado pelo prefeito Caio Cunha (PODE), para depois ser promulgado pelo Legisltivo.

Veja Também