Diário Logo

Notizia Logo

Festa do Divino retoma rituais suspensos durante os três anos pela pandemia

Quando completa, segundo registros dos organizadores, 410 anos, a  Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes começa nesta quinta-feira (18) com expressões populares que permaneceram suspensas durante a pandemia, desde 2019. Em 2020, a emergência na saúde pública impôs restrições sanitárias, além de um isolamento social, que impediu a realização da festa com […]

18 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Quando completa, segundo registros dos organizadores, 410 anos, a  Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes começa nesta quinta-feira (18) com expressões populares que permaneceram suspensas durante a pandemia, desde 2019.

Em 2020, a emergência na saúde pública impôs restrições sanitárias, além de um isolamento social, que impediu a realização da festa com a presença do grande público. A programação religiosa foi cumprida e exibida pelas redes sociais da Diocese de Mogi das Cruzes que realiza o evento.

Em  2021 e 2022, foram feitas algumas adaptações e os devotos se sensibilizaram com as perdas de moradores de Mogi das Cruzes e participantes do evento por causa da doença. 

A partir de hoje, com a programação completa, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes promete quebrar recordes de público.

“Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias” é o tema da festividade religiosa e folclórica deste ano. Os festeiros são Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro são Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina.

Hoje, a programação religiosa e festiva, de 18 de maio, se inicia na residência dos festeiros, na Vila Suíssa, em César de Souza, e termina, no dia 28 de maio, com a incineração dos pedidos e o fechamento do Império, instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida, no Centro de Mogi das Cruzes.

Serão realizadas a Entrada dos Palmitos, às 9 horas, no dia 27 de maio, com o cortejo e carros de bois; a Passeata das Bandeiras, com percurso pelas ruas centrais no entorno da Catedral de Santana onde ocorrem as missas da novena, do dia 19 a 27 de maio, às 19 horas, com um padre celebrante por noite; e a festiva Quermesse, no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar” (com acesso pela Avenida Cívica), no Mogilar.

Neste espaço, estão instaladas as 28 barracas de instituições diferentes, que comercializam os quitutes mais saborosos, como o tradicional tortinho e o saboroso afogado, que alimentam e abençoam.

É prometida variedade de 130 pratos, entre pratos doces e salgados. E tem novidade. Cinco novas instituições passam a integrar a Quermesse, consequentemente, entram pratos novos: Associação Beneficente Doce Lar (pão com mortadela), Jornada Mundial da Juventude (temaki), Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus (pizza), Seminário de Filosofia São José (frango frito e porco no rolete – aos fins de semana) e Paróquia Sagrada Família (delícias do milho). (veja as demais entidades na lista abaixo).

Nos dois sábados (20 e 27), às 15 horas, ocorrem a Missa Campal. A do dia 27 será celebrada pelo padre Antônio Maria, administrador do Mosteiro Ain Karim, de Jacareí. Mais tarde, às 19 horas, ele é a atração musical. Por sinal, os shows também prometem em animação, com destaque para o grupo de samba Demônios da Garoa (20); e o cantor e ator Gabriel Sater, filho de Almir Sater (25). Ainda na Quermesse, ocorre a Tarde dos Folguedos Infantis, no dia 21, com a trupe Lelé e Lili, das 15 às 17 horas.

A 9ª Caminhada Ecológica acontece no dia 20 de maio, às 8 horas, com concentração na Avenida Cívica (em frente à entrada da Quermesse), no Mogilar. De lá, os devotos seguem até o Parque Centenário, onde haverá plantio de mudas de árvores. 

A programação completa da festividade está disponível no site www.festadodivino.org e mais informações podem ser vistas nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).

Veja Também