Diário Logo

Notizia Logo

Ferraz teve representante na missão Yanomami

A cidade de Ferraz de Vasconcelos esteve representada através do envio de um profissional médico para integrar a Força Nacional do SUS na missão de ajuda humanitária na Terra dos Yanomami, em Roraíma. A Prefeitura liberou o envio do médico coordenador do Samu da cidade, João Paulo Negretti, para mais uma missão, essa última, durou […]

9 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

A cidade de Ferraz de Vasconcelos esteve representada através do envio de um profissional médico para integrar a Força Nacional do SUS na missão de ajuda humanitária na Terra dos Yanomami, em Roraíma. A Prefeitura liberou o envio do médico coordenador do Samu da cidade, João Paulo Negretti, para mais uma missão, essa última, durou 21 dias.

Ele já retornou de viagem e trouxe na bagagem, além do conhecimento profissional, trouxe aprendizado cultural, pessoal e de gestão de recursos da missão humanitária em uma região de conflitos.

O coordenador geral do Samu, José Rudimar Santa Catarina acredita que a Prefeitura de Ferraz está contribuindo conforme solicitado pelo Ministério da Saúde, com a liberação do médico e que os conhecimentos de quem já atua normalmente com recursos limitados na urgência e emergência, poderiam contribuir de forma significativa.

Para o médico João Paulo Negretti foi uma grande honra ter participado da Força Nacional e também da inauguração do Centro de Referência Indígena do território Yanomami, no Polo de Surucucu. Relatou que as equipes da Força Nacional do SUS eram compostas por 1 médico e 2 enfermeiros. Relata que equipes da FN-SUS foram para diferentes pontos do território Yanomami. A equipe em que ele fez parte, ficou em Surucucu, onde foi inaugurado no dia 21/04, a sala vermelha.

No cuidado da saúde há diversas instituições, sendo os profissionais locais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Y), no cuidado longitudinal, em que Negretti, elogiou muito, disse que esses sim são verdadeiros guerreiros, que não estão em período sazonal. Há também, atualmente, diversos representantes, de cunho nacional e internacional, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec/Fiocruz), Expedicionários da Saúde (EDS) entre outras instituições e organizações não governamentais (ONG’s).

Durante a permanência na missão, a maior conquista foi ter trabalhado nos casos de morte evitáveis, esse foi o motivo da missão. Relatou também, que dentre todos atendimentos realizados, a grande predominância foi por malária, desnutrição, desidratação, verminoses e infecções respiratórias. Relata que é uma missão complexa, que envolve a participação de diversos ministérios além da saúde, como o da defesa, de segurança, de minas e energias entre outros. Que ainda há muito trabalho pela frente, mas já observou grande mudança desde a primeira missão até esse último retorno.

Veja Também