Entrar
Perfil
SERVIÇO

Feira de Saúde da UMC vai oferecer atendimento gratuito à comunidade de Mogi e região

Evento promovido pelo Centro Acadêmico Antonio Prudente, da Faculdade de Medicina, e acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês, entre 8 e 17 horas, na sede da Policlínica, no centro de Mogi.

Darwin Valente
15/09/2022 às 09:08.
Atualizado em 15/09/2022 às 09:35

Feira de Saúde acontece nos dias 24 e 25 de setembro, entre 8 e 17 horas, na sede da Policlínica da UMC (Foto: divulgação / UMC)

Com objetivo de oferecer mais saúde à população de Mogi e região do Alto Tietê, alunos e professores da Faculdade de Medicina e de outros cursos da Universidade de Mogi das Cruzes realizarão, nos dias 24 e 25 de setembro próximos (sábado e domingo), a 20ª edição da Feira de Saúde, que acontecerá entre 8 e 17 horas, na sede da Policlínica da UMC, nas proximidades da Santa Casa.

Durante o evento, será oferecido atendimento médico gratuito em diferentes especialidades, desde cardiologia à ginecologia, passando por ortopedia, entre outras. Junto com os alunos e professores da Faculdade de Medicina, também participarão do evento representantes das faculdades de Odontologia, Enfermagem, Biomedicina e Nutrição.

“Os pacientes serão atendidos por professores médicos, com o acompanhamento de alunos de Medicina e de outras especialidades médicas. A princípio, haverá a avaliação e o atendimento básicos, mas caso o problema de saúde exija, o seu portador poderá ser encaminhado para um hospital da rede pública, provavelmente o Luzia de Pinho Melo, em Mogi para prosseguir com o tratamento”, afirma a diretora do Departamento de Ações Comunitárias do Centro Acadêmico Antonio Prudente, Nalim Christiny de Moraes Santos.

Nalim Christiny de Moraes Santos é a diretora do Departamento de Ações Comunitárias do Centro Acadêmico Antonio Prudente (Arquivo Pessoal)

Os interessados em participar da Feira de Saúde deverão procurar senhas que serão distribuídas nos dias do evento, a partir das 8 horas, na Policlínica. Os organizadores alertam para o fato de que o número atendimentos será limitado e os interessados deverão portar documento com fotografia e levar exames médicos realizados recentemente, caso julguem necessário.

Informações mais detalhadas poderão ser obtidas antecipadamente, por meio de mensagens de WhatsApp, a serem encaminhadas para o telefone 11-93053-4012. Outros detalhes sobre a programação do evento serão divulgados no Instagram do Centro Acadêmico Antonio Prudente, que pode ser acessado pelo endereço: @caapmedmogi.

Pandemia

A Feira de Saúde da UMC é realizada anualmente, sob a coordenação do Departamento de Áreas Comunitárias do Centro Acadêmico Antonio Prudente, da Faculdade de Medicina.

“Já foram realizadas 19 edições anuais da Feira que, entretanto, não pôde acontecer nos últimos três anos, em razão da pandemia de Covid-19 e por conta dos riscos de contaminação. Por isso, estamos retomando os trabalhos que deverão movimentar as Ligas Acadêmicas, cujos professores serão responsáveis pelo atendimento em diferentes especialidades”, afirma Vivian Emy Nozawa, vice-diretora do Departamento de Áreas Comunitárias do CAAP.

Vivian Emy Nozawa é a vice-diretora do Departamento de Áreas Comunitárias do CAAP (Arquivo Pessoal)

 As especialidades já confirmadas são: cardiologia, cirurgia vascular (atendimento médico voltado exclusivamente para pacientes que são comprovadamente diabéticos ou que, durante a Feira, façam exame e  apresentem resultado elevado), dermatologia, clínica médica, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, medicina esportiva e ortopedia (atendimento médico com avaliação ortopédica), neurologia, oftalmologia (teste de acuidade visual), otorrinolaringologia, pediatria e neonatologia, pneumologia e psiquiatria.

Haverá participação de outros cursos na Feira, como Nutrição (avaliação antropométrica – relação peso/altura); Biomedicina (análise dos testes rápidos para hepatites B e C realizados pela Liga de Infectologia); Enfermagem (triagem inicial dos pacientes) e Odontologia (avaliação odontológica).

Durante o evento, haverá palestras de interesse geral. No dia 24, das 9h às 9h45, o tema será Gravidez na Adolescência; ainda no dia 24, das 10h às 10h45, Atividade Física no Controle de Doenças, por especialistas do Instituto Acqua Fit. Já no dia seguinte (25), das 12h às 12h45, o tema será Tuberculose.

“Mais uma vez, alunos e professores da Universidade de Mogi das Cruzes prestarão, por meio da Policlínica, um grande serviço comunitário em prol da saúde de nossa população. Estaremos prontos para receber a todos da melhor maneira para que possamos oferecer um atendimento condizente com as necessidades de nossa comunidade”, afirma o diretor da Policlínica da UMC, o médico Melquíades Portela.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por