Diário Logo

Notizia Logo

Expresso Turístico que vem para Mogi pode ganhar vagão-restaurante

O Expresso Turístico apresentará diversas mudanças ao longo do ano no intuito de melhorar e ampliar a prestação do serviço. A começar pelo mês de março, quando a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passa a ofertar mais 88 assentos nas viagens para as viagens com destino a Mogi das Cruzes, além de Paranapiacaba e […]

2 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

O Expresso Turístico apresentará diversas mudanças ao longo do ano no intuito de melhorar e ampliar a prestação do serviço. A começar pelo mês de março, quando a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passa a ofertar mais 88 assentos nas viagens para as viagens com destino a Mogi das Cruzes, além de Paranapiacaba e Jundiaí.

O novo veículo incorporado à frota do serviço turístico da companhia foi adquirido e totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do carro. “Com essa nova conquista, estamos animados para fazer, ainda mais, parte da programação cultural e turística das cidades”, diz Natalia Melo, Gerente de Novos Negócios da CPTM. “Nossa proposta é oferecer aos nossos passageiros experiências únicas e é por isso que criamos uma unidade de negócios dedicada ao Expresso Turístico. A visão comercial trará atividades diferenciadas nas viagens, aliando ao serviço várias oportunidades para empresas e marcas”, explica. 

Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM ressalta a possível incorporação – ainda em 2023 – de um vagão-restaurante, que será restaurado para incrementar uma nova experiência aos passageiros.

Desde 2009, o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz. Ao longo desses 13 anos de operação, o Expresso Turístico tem integrado pontos turísticos ao longo da malha férrea com o objetivo de promover e valorizar a história da ferrovia. Do início da operação até dezembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 174,8 mil passageiros.  

Em novembro, iniciaram as vendas e emissão dos ingressos online (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla. Dessa maneira, a CPTM consegue fomentar ainda mais as viagens turísticas. “Antigamente, para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir presencialmente no guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns. Com a modernização na compra dos ingressos, os turistas conseguem reservar seus bilhetes com antecedência e, assim, programam melhor sua viagem”, ressalta Luiz Libério, Chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM.

Expresso Turístico Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história durante o trajeto.

 Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 176 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Sobre a CPTM

A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

Veja Também