Diário Logo

Notizia Logo

Estrada de Sabaúna fecha até dia 4 para obra que corrige “erros” do passado

Quem circula pela Estrada Velha de Sabaúna, na avenida Romilda Pecorari Nor, acompanha serviços iniciados no ano passado para corrigir um erro construtivo que levou 14 anos para ser sanado pelo poder público em Mogi das Cruzes. Sem a infraestrutura básica para drenagem, o caminho de quase 7 quilômetros entre os distritos de César de […]

27 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

Quem circula pela Estrada Velha de Sabaúna, na avenida Romilda Pecorari Nor, acompanha serviços iniciados no ano passado para corrigir um erro construtivo que levou 14 anos para ser sanado pelo poder público em Mogi das Cruzes. Sem a infraestrutura básica para drenagem, o caminho de quase 7 quilômetros entre os distritos de César de Souza e Sabaúna foi asfaltado em 2008. Pouco tempo depois, como se fosse terra, o asfalto começou a esfarelar, num processo que se manteve desde então.

Semanas após a entrega da obra malfeita, o piso começou a se desfazer, compondo um desacerto administrativo que não foi o único daquele período, como a avenida Miguel Gemma, no Socorro, nos faz lembrar com seus buracos e depressões até hoje.

Nas semanas iniciais após a constatação do projeto mal executado, com uso do dinheiro público, o caso foi discutido pela Câmara e levado ao Ministério Público. Nada disso, no entanto, conseguiu chegar aos responsáveis para o reparo dos danos.

Quem arcou com o prejuízo foi a população que enfrentou barro, lama e um piso irregular no acesso conhecido por integrar os quilômetros iniciais da Rota da Luz, trajeto religioso e de ciclismo muito usado aos finais de semana. Em alguns trechos, o piso foi mais resistente – nos demais, eram buracos que tornavam o caminho inseguro para os usuários e insalubre para os carros.

Foram 14 anos de espera com o registro do aumento da procura pelo acesso com característica rural por moradores, ciclistas e peregrinos. Ao lado da estrada, passa a linha ferroviária. Ali, houve também o crescimento da construção de moradias, com o desmembramento de imóveis e a expansão de sítios, chácaras e propriedades onde são realizados eventos e festas.

Desde o ano passado, a recomposição do asfalto está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em uma parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Os serviços tiveram um bom ritmo, tanto que, aos finais de semana, homens e máquinas trabalham em trechos já recuperados. 

A construção de galerias e a recomposição do asfalto em vários trechos tem sido observada por quem utiliza o caminho que é uma alternativa à rodovia Mogi-Guararema.

Desde hoje, a Estrada Velha de Sabaúna estará fechada para a realização de serviços. Carros e caminhões devem utilizar a Mogi-Guararema. Já a linha de ônibus E693 (Sabaúna via Estrada Velha) não será alterada para atender aos moradores do acesso.

Muito frequentada aos finais de semana, além de receber os peregrinos a caminho de Aparecida, a estrada seguirá como uma alternativa – ela não possui acostamento, o que torna exigência a evolução de velocidade baixa. 

A história da oba malfeita foi acompanhada por O Diário que, antes mesmo da entrega feita pelo governo do ex-prefeito Junji Abe (2001-2008) já era alvo de questionamentos por causa do sistema de drenagem.

Após a entrega, nas chuvas de janeiro e fevereiro de 2009, o esfarelamento do asfalto ocorreu em dias – desde então, as administrações seguintes não refizeram o asfalto em uma obra estimada, à época, em R$ 6.4 milhões. O mesmo se deu com a Miguel Gemma até hoje refém de operações tapa-buraco que minimizam, mas não eliminam a gênese dos problemas.

A avenida Romilda Pecorari Nor, informa a Prefeitura, recebeu a estrutura para a drenagem subterrânea, implantação de canaleta, aplicação da primeira camada de pavimento em toda a extensão da via e da segunda camada em 80% da estrada.

A recuperação está custando R$ 12 milhões e é feita pelo DER em 6,7 quilômetros da via.

VEJA MATÉRIA que detalha a interdição que começa a valer hoje na Estrada Velha de Sabaúna

 

 

 

Veja Também