Prefeitura informou que os estoques têm se acabado com maior rapidez devido a procura acelerada pela alta de casos de Covid
Uso das máscaras faciais ainda permanece facultativo, mas prefeituras aguardam novas orientações do Governo do Estado para retomada da obrigatoriedade do item (Crédito: Mariana Acioli)
O Alto Tietê segue registrando um crescimento nos casos confirmados de Covid-19. No período de 7 dias, do dia 16 ao dia 22 de novembro, 3.519 testaram positivo na região apontam os dados do Consórcio de Desenvolvimento Municipal do Alto Tietê (Condemat).
LEIA MAIS: Nova variante eleva casos de Covid em Mogi
O que preocupa as administrações municipais, no entanto, é a demanda por vacinas, que, assim como o total de casos confirmados, também cresceu nos últimos dias.
A Prefeitura de Mogi esclareceu a O Diário que até o momento não foi registrado falta de vacinas na cidade, mas, “diante da grande procura pela imunização por conta do aumento dos casos, os estoques têm se esgotado com maior rapidez”.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o dia 11 deste mês 23.193 dos 346.431 mogianos vacinados com a primeira dose, ainda não retornaram para a segunda.
Os números de faltosos para a primeira dose de reforço é ainda maior, representando 75.947 ao todo.
No caso de Itaquaquecetuba o receio pela carência aos imunizantes nas próximas semanas vem embasado “pela falta de entrega dos últimos lotes solicitados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), da Secretaria de Estado da Saúde”, segundo as informações fornecidas prefeitura da cidade.
“Cerca de 185 mil pessoas não retornaram para tomar as doses de reforço. A campanha para estimular a vacinação permanece em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta”, ressaltou a administração em nota.
Santa Isabel também prevê a falta das vacinas até o final de semana, “uma vez que o Estado não atendeu na integra a solicitação de vacina do município nesta semana, alegando que também estão sem estoque e aguardam abastecimento pelo Ministério da Saúde”.
A Secretaria Estadual da Saúde foi questionada sobre a falta de imunizantes, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
O Diário realizou um levantamento junto das 10 cidades do Alto Tietê, no entanto, Arujá, Guararema, Poá, Salesópolis não enviaram informações. Biritiba Mirim também não respondeu sobre a falta de vacinas, apenas detalhou futuras medidas na cidade.
Confira outros dados da região:
Biritiba Mirim
A Secretaria de Saúde de Biritiba Mirim identificou um número significativo de pessoas que ainda não atualizaram o seu cadastro vacinal e afirma que traça estratégias para ampliar o número de vacinados, como postos volantes e ações em conjunto com as secretarias de Educação, Cultura, Social e outros.
As orientações continuam sendo reforçadas, principalmente em locais fechados. As escolas, desde o retorno ao presencial, já estão adotando o uso contínuo de máscara.
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz não foi identificad a falta de vacinas, porém, o número dos faltosos é crescente. Não retornaram para a segunda aplicação da vacina 11.323 pessoas. O número aumenta para aqueles que não receberam a primeira dose de reforço, que somam 18.971.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que tem monitorado diariamente os casos de contágio por Covid-19 e, até o momento, não identificou a necessidade na adoção de “medidas impositivas, apenas reforça a recomendação do uso de máscaras em locais com aglomeração de pessoas”.
A prefeitura enfatizou que as UBSs estão ofertando testes de Covid-19 em todas as unidades das 8 às 15 horas e no CSII e CDHU das 8 às 20 horas.
Itaquaquecetuba
Em Itaquá, a campanha de vacinação permanece em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta, das 8h às 16h, exceto no Josely e Caic.
A prefeitura ainda esclareceu que aguarda orientações do Estado para novas medidas preventivas.
Mogi das Cruzes
Além dos dados dos imunizantes, a Prefeitura de Mogi destacou que “segue as orientações do Governo do Estado e Governo Federal” para as próximas medidas preventivas contra o coronavírus.
“Por enquanto não há obrigatoriedade ao uso de máscaras e sim a recomendação para idosos, imunodeprimidos e pessoas que apresentem sintomas respiratórios”.
Santa Isabel
A Prefeitura de Santa Isabel informou que aguarda os repasses das vacinas contra a Covid-19 e detalhou que, em média, a cidade tem 17.102 pessoas que não compareceram para realizar a quarta dose.
“Estamos acompanhando os casos através de nossos técnicos e temos acompanhado o comitê científico da gestão estadual. No momento há uma recomendação de uso de máscara em qualquer ambiente aglomerado, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades, porém até o momento não há uma obrigatoriedade”, explicou.
Suzano
A Prefeitura de Suzano informa que não foi registrada falta de vacina. Segundo a pasta, há doses disponíveis em todos os 24 postos da cidade que estão dando conta da demanda atual.
A Secretaria de Saúde aponta que cerca de 60 mil pessoas não receberam a 3ª dose e mais de 80 mil deixaram de tomar a 4ª.
“Quanto ao retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, por enquanto, não está prevista nenhuma medida, porém, fica facultativo o uso. Também não houve nenhuma recomendação por parte do governo estadual relacionada ao assunto”, relatou a prefeitura.
Neste sábado (26), em Suzano, das 8 às 16 horas, haverá uma ação especial em três postos da cidade:
- Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Gregório Bonifácio da Silva (rua Nicácio da Silva Bastos, 75 – Vila Fátima);
- Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura (rua Mário Bochetti, 680 – Miguel Badra Baixo);
- Unidade Básica de Saúde (UBS) José Mariano de Souza Coutinho Júnior (rua Assembleia de Deus, 479 – Jardim Colorado).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .