Entrar
Perfil
PALAVRA DO GOVERNADOR

Estado pretende iniciar obra da Estação Mogi nesse ano

CPTM faz um no projeto para o terminal Ferroviario no centro de Mogi

Eliane José
23/04/2022 às 15:18.
Atualizado em 23/04/2022 às 15:35

BASTIDORES O prefeito Caio Cunha declarou apoio à virtual candidatura de Rodrigo Garcia, durante a segunda visita feita pelo governador do Estado a Mogi das Cruzes neste mês de abril (Eisner Soares)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
PALAVRA DO GOVERNADOR

Estado pretende iniciar obra da Estação Mogi nesse ano

CPTM faz um no projeto para o terminal Ferroviario no centro de Mogi

Eliane José
23/04/2022 às 15:18.
Atualizado em 23/04/2022 às 15:35

BASTIDORES O prefeito Caio Cunha declarou apoio à virtual candidatura de Rodrigo Garcia, durante a segunda visita feita pelo governador do Estado a Mogi das Cruzes neste mês de abril (Eisner Soares)

O projeto para a construção da nova Estação Mogi das Cruzes está sendo refeito, segundo afirmou o prefeito Caio Cunha (PODE), durante a segunda visita feita pelo governador e virtual candidato ao cargo, Rodrigo Garcia (PSDB) ao município, na quarta-feira última (20). Após o segundo chamamento público sem o aparecimento de empresas interessadas na concessão dos três terminais ferroviários mogianos (não estava no edital o de Braz Cubas), o governo do Estado deverá injetar recursos próprios para executar a obra esperado há mais de uma década pelos mogianos.

Na reunião com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, o Condemat, o governador Rodrigo Garcia afirmou que espera dar andamento ao projeto e a licitação para a execução do serviço ainda neste ano - não há, no entanto, detalhes sobre como será o desenho da futura estação. 

Carregando...

(Eisner Soares)

Ele garantiu, no entanto, que haverá uma passagem em desnível para os pedestres, e voltou a garantir que a acesso da rua Dr. Deodato Wertheimer, no centro, seguirá aberto até que execução de uma passarela seja concretizada para atender aos pedidos dos pedestres e comerciantes do eixo entre o centro e o Mogilar.

Já Caio Cunha contou que o Estado decidiu “monetizar” a CPTM para que o projeto seja realizado. 

Não há, segundo o administrar, informações sobre uma segunda passarela, na Deodato, mas o político, que declarou apoio à candidatura de Garcia ao Governo do Estado, disse que existe o desejo da Prefeitura de se conseguir essa segunda estrutura.

 Trajetória
A construção das quatro estações é esperada desde a década passada, quando a CPTM entregou as obras de reforma e modernização das demais estações da linha entre a Luz e Estudantes. No final do ano passado, a estatal anunciou o plano de fechar o acesso a pedestres da Deodato, com a instalação de uma faixa no local, mas a pressão popular e a articulação políticas determinaram a suspensão da medida, anunciada pelo governador, na primeira visita a Mogi das Cruzes, no início deste mês (veja abaixo).

 Governador voltará em maio

Uma nova reunião de trabalho foi agendada pelo governador Rodrigo Garcia e os 12 prefeitos do Condemat durante o encontro realizado na Universidade de Mogi Cruzes (UMC). O próximo encontro deverá apresentar respostas a pedidos feitos pelos administrativos.

Entre as reivindicações, está a formalização de uma parceria para que a Prefeitura de Mogi das Cruzes consiga iniciar o atendimento da Maternidade Municipal, construída ao lado do Hospital Waldemar Costa Filho, em Braz Cubas.

Também foi acertado um anúncio, para os próximos dias, de uma parceria entre o Estado e a cidade para um programa de habitação popular.

O prefeito Caio Cunha tem enfrentado dezenas de tentativas de invasões de terra e a ocupação da área da Vila São Francisco, onde cerca de 500 pessoas estão residindo há mais de um ano.

 Para a região
Na série de pedidos feitos ao governador Rodrigo Garcia estão a abertura do HC de Suzano, que funcionou como hospital durante o enfrentamento dos dias mais agudos de contaminação e registros de casos e mortes pela Covid-19, e também a construção de uma alça viária que ligará Suzano ao Rodoanel.
Também foi prometida pelo governador a conclusão do pequeno trecho de 1,3 quilômetro da duplicação do acesso entre a Mogi-Dutra e a cidade de Arujá. Segundo Garcia, está sendo retomado estudo para concluir a obra que foi entregue incompleta por falta de um acordo para a desapropriação da área necessária para duplicar todo o percurso e melhorar a segurança e a mobilidade regional.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por