Diário Logo

Notizia Logo

Estado decide abrir 30 novos leitos para Covid-19 no Dr Arnaldo Pezzuti

A Secretaria de Estado de Saúde confirma a abertura emergencial de 30 novos leitos no hospital Dr Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, para atender a demanda de casos de Covid-19, em Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê. Dez deles serão destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 20 para a enfermaria. […]

3 de março de 2021

Reportagem de: O Diário

A Secretaria de Estado de Saúde confirma a abertura emergencial de 30 novos leitos no hospital Dr Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, para atender a demanda de casos de Covid-19, em Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê. Dez deles serão destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 20 para a enfermaria.

Para conseguir agilizar a abertura dessas vagas, que já devem estar operando nos próximos 15 dias, as equipes que atuam no hospital estão provendo uma força tarefa. Os equipamentos, como respiradores, já estão disponíveis no hospital  

As informações são de que a instalação rápida dos leitos só foi possível porque estão sendo adaptados no setor destinado aos pacientes crônicos, local tem uma estrutura mais adequada do que a ala reservada a dependentes químicos, como vinha sendo cogitado.

O setor para casos crônicos conta com quatro alas. Duas delas vão atender exclusivamente os casos de Covid-19 e as outras duas manterão o atendimento aos doentes que precisam ficar por longo período de tempo internados. Alguns desses pacientes serão transferidos para outros departamentos.  

Os novos leitos do Dr. Arnaldo estão incluídos entre os 500 novos que serão abertos de forma emergencial em diversas regiões de São Paulo, para evitar um colapso maior na saúde e aumento de casos e de mortes provocadas no Estado.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa realizada pelo governador João Doria (PSDB), para confirmar a imersão de todo o estado na fase vermelha do Plano São Paulo,   

Desde que começou a pandemia, há quase um ano, lideranças políticas da cidade e representantes do Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê (Condemat) reivindicam as vagas no hospital. 

Veja Também