Diário Logo

Notizia Logo

Estado abrirá 700 leitos para Covid-19; 120 serão no Alto Tietê

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (26) a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 na rede hospitalar do Governo de São Paulo. O Alto Tietê será uma das regiões beneficiadas. Segundo informações da TV Diário serão abertos 30 leitos, entre enfermaria e UTI no Hospital Santa Marrcelina, em […]

26 de janeiro de 2022

Reportagem de: O Diário

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (26) a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 na rede hospitalar do Governo de São Paulo. O Alto Tietê será uma das regiões beneficiadas. Segundo informações da TV Diário serão abertos 30 leitos, entre enfermaria e UTI no Hospital Santa Marrcelina, em Itaquaquecetuba, 60 leitos de enfermaria e UTI no  Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi e outros 30 leitos de enfermaria no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, também na cidade.

“Com o crescimento das internações pela Covid-19, o Governo do Estado tomou a decisão de ativar 700 novos leitos no decorrer dos próximos dez dias. Os leitos serão abertos em hospitais estaduais de todas as regiões de São Paulo”, disse Doria. “Neste momento, o foco da ampliação da rede estadual de Saúde está nos leitos de enfermaria já que, por conta dos elevados índices de vacinação aqui no Estado de São Paulo, nós temos tido um agravamento menor da doença”, completou.

Segundo nota do Estado, os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do Estado, incluindo capital e municípios da Grande São Paulo e as regionais de saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

“Estamos monitorando diariamente a situação nas regiões e ampliamos a oferta de serviços, garantindo que a rede tenha condição de atender os novos casos detectados neste momento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

A região, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), vinha pedindo acréscimo de leitos nas últimas semanas.

Em reunião nesta terça-feira (25) com o secretario de Estado, os prefeitos reforçaram os pedidos de apoio no enfrentamento da pandemia, incluindo mais leitos hospitalares. Também solicitaram a reavaliação da oferta de procedimentos de traumatologia e ortopedia, o aumento dos serviços de hemodiálise e a ampliação das consultas e exames em diversas especialidades.

Segundo o Condemat, o secretário Jean Gorinchteyn ouviu a solicitação dos prefeitos e solicitou detalhamento das demandas de cada município para dar encaminhamento com a equipe técnica. “É muito importante estar com os prefeitos acolhendo as demandas da região para que possamos buscar soluções e melhorar a saúde ofertada à população. Queremos uma saúde regionalizada, onde o indivíduo consiga ser atendido sem sair da região e estamos trabalhando em conjunto para isso”, disse.

Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), se reuniu nesta terça-feira (25) com o secretário Jean Gorinchteyn, para tratar da abertura do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) ainda neste primeiro semestre. A agenda foi articulada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e ocorreu em Guarulhos. Leia mais.

 

Veja Também