Diário Logo

Notizia Logo

Empresário de Mogi assina doação de área de 15 mil m² para a construção de santuário

O empresário mogiano Fumio Horii assinou na manhã desta sexta-feira (18) a carta de intenção de doação de uma área de 15 mil metros quadrados à Diocese de Mogi das Cruzes. O terreno às margens da Avenida das Orquídeas, no distrito de Braz Cubas, abrigará o Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O santuário […]

18 de dezembro de 2020

Reportagem de: O Diário

O empresário mogiano Fumio Horii assinou na manhã desta sexta-feira (18) a carta de intenção de doação de uma área de 15 mil metros quadrados à Diocese de Mogi das Cruzes. O terreno às margens da Avenida das Orquídeas, no distrito de Braz Cubas, abrigará o Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

O santuário nasce de um sonho do padre Jonatas Diniz, pároco da Paróquia do Carmo, no distrito de Sabaúna. Durante o encontro, ele lembrou que foi em 15 de agosto do ano passado a data em que falou com os fiéis sobre a vontade de erguer um santuário para Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a quem ele pede intenção durante as famosas missas de cura e libertação que celebra às quintas-feiras no distrito e têm atraído centena de pessoas.

“Nós não esperávamos que aconteceria tão rápido como aconteceu. Eu tenho dois anos de padre e tive esse desejo no coração ainda quando tinha 11 meses de sacerdócio. Apresentei o desejo ao bispo, sei que ele acredita nos jovens, deu a benção. Depois de um ano e meio, veio a resposta de Deus. Eu tenho pregado que desertos não duram para sempre. O meu deserto durou dois anos até a doação deste terreno”, destacou.

O projeto para a área está pronto. Ele foi desenvolvido pelo casal de arquitetos Ana e Ciro Pirondi e abriga oito construções, que vão desde a casa do padre ao templo, passando por uma escola, anfiteatro, auditório, restaurante e outras duas capelas. Uma dela de São Francisco de Assis, padroeiro ecológico e dos animais, além de uma a São Ivo, padroeiro dos advogados.

“Essa arquitetura que nós fizemos eu espero que seja um lugar de passagem, de encontros, de vidas para ali se modificarem. Tudo foi pensado, porque um templo não é uma arquitetura simples, diferente de fazer uma loja, um escritório, então nós pensamos naquele lugar como arquitetura primeira o terreno, o entorno, a natureza dada e a nova natureza que nós fizemos, com madeiras tratadas, pensamos na acústica, envolvimento do entorno. Pensamos em um grande parque, ora aquático, ora seco, mas que interligasse todas as edificações”, explicou Pirondi.

Não há ainda uma estimativa de gastos e nem data para que os trabalhos se iniciem, visto que a campanha para o levantamento do dinheiro já foi iniciada. A próxima manifestação no sentido de edificar o prédio será o lançamento da pedra fundamental, prevista para ocorrer em 11 de abril, quando será realizado um dia de orações no terreno doado.

“Nos próximos dias será fundada uma Associação de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que será assim como a Canção Nova, como o Pai Eterno, que visa angariar fundos para a construção do templo. Nós já começamos e uma coisa eu posso dizer. Os fiéis são generosos porque acreditam na obra de Deus, amam esse projeto e a nossa transparência”, ressaltou o padre.

A cerimônia contou ainda com uma celebração religiosa, no prédio da Curia Diocesana, na avenida Braz de Pina, que foi comandada pelo bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini. “Tudo foi se delineando e por isso fazemos este momento de ação de graça, em que ouvimos uma passagem da bíblia em Crônicas, em que Davi fala da projeção da construção do templo. Vivemos o momento de mais um desejo da igreja de ampliar os seus templos começa a ganhar forma. Teremos mais um lugar para salvar almas”, ressaltou.

O empresário Fumio Hori participou da cerimônia, mas não falou sobre a doação. Ele estava acompanhado de sua advogada. 

Além de uma referência a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, o local também será um dos poucos a levar o nome de Santo Ivo no Brasil. Por conta disso, participaram da cerimônia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, participou da assinatura do documento ao lado o presidente da subseção de Mogi das Cruzes, Dirceu do Valle, além dos responsáveis pelas demais subseções do Alto Tietê e também representante do grupo de juristas católicos.

Veja Também