Entrar
Perfil
RECLAMAÇÃO

"Ela só chora o dia todo": idosa espera há quase 20 dias por cirurgia na Santa Casa de Mogi

Família reclama de falta de informações e confusões feitas pelos médicos; senhora de 70 anos, que terminou tratamento de câncer no colo do útero, aguarda prótese para cirurgia

Fábio Palodette
28/09/2022 às 07:17.
Atualizado em 28/09/2022 às 12:25

Falta de próteses é um problema que parece se intensificar na Santa Casa de Mogi (Arquivo - O Diário)

A família de Olivia Alves de Oliveira, de 70 anos, reclama da falta informações fornecidas pela Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e pede providências. A idosa está internada no hospital filantrópico deste o último dia 8, após sofrer uma queda, aguardando cirurgia no fêmur. O hospital teria justificado a demora por falta de protéses. Olivia vive momento delicado e recentemente havia terminado um tratamento de câncer no colo do útero. Segundo a nora dela, um prazo para a relização do procedimento não foi divulgado e a família deve recorrer com uma liminar. 

Com mais casos similares registrados nos últimos dias, a falta de próteses é um problema que parece se intensificar na Santa Casa de Mogi. 

"Ela está chorando o dia inteiro, dizendo que quer ir para a casa", relata a nora Rian Cassia Maximiano, que tem feito o que está ao alcance para ajudar a idosa. Ela conta que já chegou a entrar em contato com a ouvidoria do hospital, mas não teve retorno. E relata ainda uma confusão que amplifica as dificuldades durante a espera do procedimento. 

"Um dos médicos disse para ela que ela poderia ir embora do hospital. Disse para uma senhora, que é leiga, que ele não poderia mantê-la presa no hospital", conta Rian. "Depois, quando fomos atrás disso, outro médico explicou que ela não poderia receber alta. Poderia deixar o hospital e ainda correr o risco de perder a vaga na fila da cirurgia". 

"Ela quer ir embora e pensa que estamos mentindo sobre a liberação, já que um médico disse que ela poderia sair. Agora vamos aguardar o prontuário de um médico para entrar com um pedido na Justiça para demonstrar o tempo de espera pela prótese chegar", conta a familiar ao acrescentar que acha um "absurdo a Santa Casa receber os repasses da Prefeitura e ficar sem materiais básicos".

Rian conta que procurou O Diário após ler a reportagem sobre um senhor de 74 anos anos que passa por situação parecida. 

Conforme publicado no último dia 22, o aposentado Edson Bonifácio da Cunha, de 74 anos, seguia internado na Santa Casa de Mogi das Cruzes sem previsão para realizar a cirurgia de prótese no fêmur. Ele está no hospital há três meses esperando pelo procedimento. E a saúde dele teve piora por conta de uma infecção urinária, como relatam familiares.

A nora do aposentado, Shelley Bruna Limeira, de 23 anos já havia reclamado da situação há cerca de 10 dias, pedindo providências por parte da Santa Casa, porque “está apreensiva” com a demora. Os médicos que cuidam do paciente explicaram à família que o hospital não tem material para fazer a cirurgia.

Em último contato com a reportagem na ocasião, o provedor da Santa Casa de Mogi, Jose Carlos Petreca deu o seguinte posicionamento: 

"Sim. Temos uma fila de próteses. Estão sendo atendidos dentro das possibilidades". 
A reportagem tenta mais uma vez contato com a direção do hospital. 

O Diário questionou também qual o tamanho da fila de pacientes que aguardam prótese. 

Outro caso, em Ferraz

Desde o último dia 31 de agosto, o aposentado Antonio Conceição do Nascimento está internado no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, à espera da cirurgia de retirada de 40% do intestino devido às complicações causadas pela doença de chagas (megacolon chagasico).

O procedimento, primeiramente agendado para o último dia 16 de setembro, foi adiado para 23 deste mês, quando novamente precisou ser desmarcado pela unidade de saúde (leia mais) .

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por