Diário Logo

Notizia Logo

EDP diz que parte dos 3,5 mil pontos afetados pelos ventos está sem luz

Ainda há regiões de Mogi das Cruzes, uma das cidades mais afetadas pelos fortes ventos registrados no sábado (23), sem energia elétrica, segundo balanço divulgado pela EDP. Segundo a empresa, os ventos elevaram em mais de 25 vezes o nível de criticidade da operação da distribuidora comparado a um dia normal. Desde o final de […]

25 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

Ainda há regiões de Mogi das Cruzes, uma das cidades mais afetadas pelos fortes ventos registrados no sábado (23), sem energia elétrica, segundo balanço divulgado pela EDP. Segundo a empresa, os ventos elevaram em mais de 25 vezes o nível de criticidade da operação da distribuidora comparado a um dia normal. Desde o final de semana, foram registradas 3.514 ocorrências nas cidades atingidas pelo fenômeno, sendo que 20% ainda estão sendo atendidas – até o meio-dia do domingo, a empresa afirma que  80% dos clientes estavam com o atendimento normalizado.

A previsão é de restabelecer o atendimento dos pontos mais crítcos, onde a queda de árvores e fios suspendeu a energia elétrica, no decorrer desta semana.

Acidentes e problemas com a falta de energia foram registrados no final de semana em Mogi das Cruzes (leia em O Diário).

Equipes reforçadas atuam no reparo dos danos causados, principalmente, por conta de galhos, objetos projetados à rede e árvores inteiras caídas sobre postes.

Mesmo assim, consumidores relatam os prejuízos com a falta de energia e o comprometimento de mercadorias e produtos na geladeira, além de outros problemas vividos por famílias que dependem do abastecimento para atender pacientes em tratamento de saúde em casa.

A EDP atuou em parceria com órgãos municipais, como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e o tempo de normalização do serviço variou de acordo com a complexidade de cada caso.  

Têm prioridade na lista de atendimento os casos que  envolvam hospitais, clientes com uso de equipamento essencial à vida e unidades de serviço essencial.

Em Mogi das Cruzes, segundo levantamento divulgado pela empresa, os principais bairros afetados estão localizados nos distritos de Biritiba Ussu, Braz Cubas, Cidade Parquelândia, Taiaçupeba, Itapeti e Taboão.

Em Jacareí, foram atingidos os moradores do Centro, Jardim Santa Maria, Recanto dos Pássaros, Bandeira Branca, Jardim Santa Maria, Paratei. Em São José dos Campos: Campo das Alemães, Capuava, São Francisco Xavier, Turvo, Vila Guarani, Jardim das Industrias, Bonsucesso

Onde registrar o problema

Os consumidores podem solicitar informações sobre os reparos e registrar as demandas no seguintes meios:

Via WhatsApp, no número (11) 93465-2888; por SMS, com o envio da mensagem Falta Luz para 28037; pelo site EDP Online www.edponline.com; ou pelo aplicativo para smartphone EDP Online.

Todos os canais são gratuitos e funcionam 24 horas.

Investimentos

O registro de ventos que, em alguns pontos atingiu a marca de 65 quilômetros por hora na região de Mogi das Cruzes ocorreu após o verão, período que a EDP reforça os meios de atendimento por causa das chuvas.

No ano passado, a empresa atualizou os dados sobre os investimentos para atender os casos surgidos na estação mais propícia às chuvas e avarias.

A concessionária anunciou um investimento de R$ 3 bilhões entre 2021 e 2025 na área de concessão em São Paulo, que inclui cidades do Alto Tietê e o Vale do Paraíba.

Segundo a EDP, o valor é o maior da história já realizado pela companhia no Estado, praticamente duplicando o valor aplicado entre 2016 e 2020. 

O aporte tem como foco a expansão da rede, reforçando o sistema elétrico para o desenvolvimento das cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; e investimento em digitalização e atendimento ao cliente. 

 

 

Veja Também