Diário Logo

Notizia Logo

Doria retira obrigatoriedade de uso de máscaras também em locais fechados

Nesta quinta-feira (17), o governador João Doria (PSDB) anunciou a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial também em locais fechados, mas a utilização seguirá obrigatória, por enquanto, em unidades de saúde, hospitais e transporte público, como ônibus, trens e metrô. O Governo do Estado já havia liberado a obrigatoriedade de utilização […]

17 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Nesta quinta-feira (17), o governador João Doria (PSDB) anunciou a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial também em locais fechados, mas a utilização seguirá obrigatória, por enquanto, em unidades de saúde, hospitais e transporte público, como ônibus, trens e metrô. O Governo do Estado já havia liberado a obrigatoriedade de utilização de máscaras em locais abertos no último dia 9 de março.

LEIA TAMBÉM: Quarta dose deve começar a ser aplicada segunda-feira em Mogi

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria, segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado.

O novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado hoje (17) e terá efeito imediato. O uso agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. 

A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Entre as análises também foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva.

Pela sexta semana seguida registra quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.

Nesta quarta-feira (16), o Governo do Estado também havia aunciado a liberação de 100% do público nos estádios de futebol.

Desde o final do ano passado, a liberação das máscaras era estudada pelo Comitê Científico que orienta a gestão de João Doria (PSDB). Porém, como a chegada e o avanço da variante ômicron, o governo decidiu manter a regra, inicialmente prevista até o final de março. No entanto, neste início do mês, Doria já sinalizava com otimismo mudança na regra.

 

Veja Também