Diário Logo

Notizia Logo

Diocese de Mogi fará missa em homenagem ao Papa Bento XVI nesta terça-feira

“O papa nos deu uma grande lição. Primeiro pela decisão de renunciar e, segundo, pelo seu testemunho de vida na simplicidade, na humildade, na oração e na santidade”. Essas são as palavras do bispo dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, para descrever o Papa Bento XVI. Em homenagem à atuação do […]

2 de janeiro de 2023

Reportagem de: O Diário

“O papa nos deu uma grande lição. Primeiro pela decisão de renunciar e, segundo, pelo seu testemunho de vida na simplicidade, na humildade, na oração e na santidade”. Essas são as palavras do bispo dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, para descrever o Papa Bento XVI. Em homenagem à atuação do fiel junto à Igreja Católica, a Diocese realizará uma celebração nesta terça-feira (3), às 12 horas, presidida pelo próprio bispo.

O papa emérito Bento XVI faleceu neste sábado (31), aos 95 anos.

Joseph Ratzinger é o nome civil do fiel que nasceu na Alemanha, em 1927. Desde novo já estreou a atuação no meio religioso, com 24 anos, e em 1951, ele já se ordenava padre. Em 1977, com 50 anos, foi ordenado bispo e no início da década de 1980, três anos depois, ele se tornou assessor do líder da Igreja Católica, já como cardeal Ratzinger, do Papa João II.

LEIA MAIS: Bispo diocesano de Mogi divulga vídeo onde lamenta a morte do papa emérito Bento XVI

“Ele foi durante quase 25 anos assessor do Papa João Paulo II a quem veio suceder se tornando papa em 2005. Governou a igreja até 2013, quando renunciou e se tornou papa emérito”, contou o bispo dom Pedro, relembrando a trajetória do falecido religioso.

Na memória do líder da Diocese mogiana, Bento XVI teve uma trajetória de vida que inspirava e o tornava referência, não só no meio católico.

“Sempre um estudioso, isso é importante dizer. Como personalidade, um intelectual e muito inteligente. Estudioso de filosofia e de teologia e por isso também, muito claro e muito lógico ao escrever, traz falas e ideias com profundidade, mas ao mesmo tempo, com muita clareza”, descreveu dom Pedro.

“Ele foi um exemplo de uma vida equilibrada, uma vida sóbria e de uma vida simples, com personalidade e espiritualidade. Foi um homem de oração, homem do silêncio e certamente que transmitiu alegria e serenidade”, acrescentou o líder religioso.

Em memória e homenagem ao falecido, nesta terça-feira (3), os fiéis recebem o convite para um momento de lembrança ao papa emérito Bento XVI, na Catedral de Santana.

“Toda a igreja reza por ele para agradecer tudo o que representou, o legado imenso que deixou, alguém que viveu intensamente por 95 anos. Então agradecemos a Deus na igreja, pois ele continua sendo uma grande referência”, destacou.

A celebração acontecerá a partir das 12 horas de amanhã, na Catedral de Santana, localizada na Praça Coronel Almeida, no centro de Mogi das Cruzes.

Veja Também